conteúdo principal

Banco de leite humano do DF é objeto de qualificação de tese de doutorado dia 8/12

Compartilhar:
X
Por
Graça Portela
Publicado em - Atualizado em

Será realizada na segunda-feira, 8/12, a qualificação de doutorado de Roberta Raupp, para o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Icict, intitulada "Práticas de Comunicação que mobilizam a doação de leite humano no Distrito Federal".

Partindo da premissa de que é fundamental manter as práticas de comunicação para a doação de leite humano, que informem e sensibilizem mulheres em processo de amamentação durante todo o ano e não apenas nos períodos da Semana Mundial da Amamentação (entre 1º e 7 de agosto), do Dia Nacional de Doação de Leite Humano (1º de outubro) e do Dia Mundial de Doação de Leite Humano (19 de maio), Roberta Raupp vem fazendo uma análise de caso do Distrito Federal (DF), que mantém uma autossuficiência – caso único em todo o país -, devido a, dentre outros fatores, bem montada estratégia de divulgação/comunicação e ocupação de espaços sociais e relação com outros setores, como órgãos públicos e privados.

O trabalho desenvolvido pela doutoranda do PPGICS visa a compreender, dentre as causas de autossuficiência em leite humano, quais ações de comunicação têm sido trabalhadas no DF e qual a contribuição para tal diferenciação dos BLHs espalhados pelo Brasil, buscando contribuir para novas práticas de comunicação em favor da doação de leite humano no país, o que também implicará na redução dos índices de mortalidade infantil – compromisso da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano do Brasil (rBLH-Brasil).

Orientada por João Aprígio Guerra de Almeida, professor do PPGICS e coordenador da rBLH-Brasil, a qualificação será realizada às 13h, na sala 213, do Prédio da Expansão do Campus, Av. Brasil, 4.036, Manguinhos.

Integrarão a banca avaliadora as titulares Inesita Soares de Araújo (PPGICS) e Angélica Baptista Silva, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). As suplentes são Adriana Kelly Santos (PPGICS) e Kátia Sydronio de Souza, do IFF.

Outras informações podem ser obtidas na Gestão Acadêmica do Icict, pelos telefones (21) 3882-9063 e 3882-9033, ou pelo e-mail ppgics@icict.fiocruz.br

A tese de Roberta Raupp é um incentivo para aqueles que participarão do 1º Prêmio Jovem Pesquisador da Rede de Bancos de Leite Humano, que está com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro de 2015. Se você é estudante universitário ou tem até dez anos de graduação em qualquer área do conhecimento, consulte o regulamento completo e inscreva seu trabalho em www.premiorblh.icict.fiocruz.br