
A terceira edição do Concurso Portinho Livre traz como tema a pergunta 'O que é saúde coletiva para você?'. Jovens de 13 a 16 anos, estudantes de escolas públicas ou privadas de todo o Brasil, ainda podem participar, até 20 de agosto.
A ideia é estimular o debate, nas salas de aula, sobre como o direito à saúde está relacionado à cidadania, à democracia, ao enfrentamento das desigualdades e a outros direitos sociais, muito além da simples ausência de doenças.
Os trinta melhores trabalhos vão fazer parte de um livro publicado pelo selo Portinho Livre, da Fiocruz. Além disso, os três primeiros colocados receberão um vale-presente no valor de R$ 1.000 (mil reais).
E o autor do melhor trabalho será convidado a participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro, em outubro.
Novidade
Ao fazer a inscrição, os candidatos devem indicar o professor que estimulou a participação do aluno. O livro com os trabalhos premiados vai trazer os nomes desses professores.
Assim como os três primeiros colocados, os professores indicados pelos alunos vão ganhar um vale-presente no valor de R$ 1.000 (mil reais). E o professor que auxiliou o melhor trabalho também será convidado a participar da SNCT 2026, no Rio de Janeiro.
Regras
- Textos de 2.000 a 7000 caracteres com espaços;
- Formato narrativo ou dissertativo, como dissertações, crônicas, contos e pensatas;
- Textos enviados sem identificação no corpo da inscrição;
- Inscrição de apenas um texto, original, individual, do próprio aluno;
- Indicação do professor que incentivou o trabalho.