conteúdo principal

Congresso Interno da Fiocruz: Icict promoveu calendário de mobilização para trabalhadores

Compartilhar: whatsapp X
Por
Assessoria de Comunicação do Icict
Publicado em - Atualizado em
Atividades realizadas pela unidade incluíram CD ampliado, rodas de conversa, assembleias e eleição para delegados.  Foto: Raquel Portugal|Multimeios/Icict.
Atividades realizadas pela unidade incluíram CD ampliado, rodas de conversa, assembleias e eleição para delegados. Foto: Raquel Portugal|Multimeios/Icict.

O Congresso Interno é o órgão máximo de representação da comunidade da Fundação Oswaldo Cruz e se reúne a cada quatro anos. Em 2025, a plenária acontece de quarta (10/12) a sexta-feira (12/12). Desde o final de agosto, quando a Fiocruz realizou o seu 1º Seminário Preparatório para o Congresso Interno, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) vem realizando uma série de atividades para a sua comunidade interna, com o objetivo de engajar trabalhadoras e trabalhadores e ampliar os debates em torno da gestão participativa da instituição. 

CD ampliado

Em 22 de setembro, na Biblioteca de Manguinhos, o Instituto promoveu um CD ampliado, com a participação de Juliano Lima, diretor-executivo da Fiocruz e presidente da Comissão Organizadora do X Congresso Interno. Adriano da Silva, diretor do Icict, e Ingrid Jann, vice-diretora de Desenvolvimento Institucional da unidade, também participaram da mesa de debate. Na ocasião, o diretor executivo fez uma apresentação geral e reforçou a importância do Congresso, esclarecendo dúvidas, ouvindo posicionamentos e experiências e ampliando diálogos com a comunidade Icict sobre os rumos da instituição. 

Diversos servidores fizeram perguntas e tiraram dúvidas com o diretor executivo, que apresentou os três principais eixos de composição do Documento de Referência para o Congresso Interno: Político/Estratégico; Jurídico/Administrativo e Carreiras/Gestão de Pessoas.

Rodas de conversa

No dia 10 de outubro, também na Biblioteca, uma roda de conversa reuniu os convidados Geandro Ferreira Pinheiro, vice-diretor de Gestão e Desenvolvimento Institucional da EPSJV/Fiocruz, e Janine Cardoso, servidora aposentada do Icict e professora do PPGICS. Durante a atividade, os dois trabalhadores falaram sobre suas experiências como delegados em edições anteriores do Congresso, apoiando no debate preparatório para o evento deste ano. 

Em 14 de novembro, mais uma roda de conversa: Paulo Garrido, presidente da Asfoc-SN, Luciana Lindenmeyer, diretora de Administração e Finanças da Asfoc-SN, e Alex Molinaro, assessor da direção da Ensp/Fiocruz, participaram da atividade. A mediação ficou a cargo da vice-diretora Ingrid Jann. O encontro foi realizado em formato híbrido, na Sala Multimídia do Pavilhão Haity Moussatché, com participação on-line pela plataforma Zoom. 

Além dos encontros internos para debates e engajamento, o Instituto promoveu ainda três assembleias extraordinárias para discutir e aprovar as contribuições ao Documento de Referência do X Congresso Interno. Realizadas em formato híbrido, com possibilidades de participação e voto presencial e on-line, as atividades ocorreram nas seguintes datas:

  • 20 de outubro (Campus Maré);
  • 30 de outubro (Campus Maré);
  • 4 de novembro (somente pela plataforma Zoom).

O calendário de mobilização do Icict contemplou também diversas chamadas e ações de comunicação - amplamente divulgadas nos canais internos da unidade - para a participação de trabalhadoras e trabalhadores da unidade no processo eleitoral para delegados do Congresso Interno. A votação ocorreu terça (11/11) e quarta (12/11), elegendo um total de 14 servidores (10 titulares e 4 suplentes) para a função de Delegados-Voz-Voto e quatro trabalhadores terceirizados e/ou bolsistas (dois titulares e dois suplentes) para a função de Delegados-Voz.

Organizada pelo Serviço de Gestão do Trabalho (SGT/Icict), a eleição simboliza o processo democrático, transparente e alinhado ao compromisso da Fiocruz com a construção coletiva. Para a direção do Instituto, a participação de delegadas e delegados é fundamental na representação da unidade, fortalecendo o debate e as diretrizes que orientarão o futuro da Fundação. "O Congresso Interno é a instância máxima que a Fiocruz vem adotando para o seu modelo de gestão. Por isso, valorizamos a ampla participação de toda a nossa comunidade ao longo desse processo", afirmou Ingrid Jann.

Para o diretor Adriano da Silva, a mobilização do Icict foi um exemplo para a dinâmica de gestão participativa idealizada pela Fiocruz. "Reforçamos, ao longo de todo esse período, a importância de uma participação ativa ao longo do calendário de preparação para o Congresso Interno", realçou o diretor.