A edição de abril da Revista Galileu destacou em sua capa a reportagem “Desigualdade faz mal à saúde”, da repórter Marília Marasciulo. A matéria aborda o problema histórico no Brasil – e no mundo, das determinantes sociais que trazem impactos diretos à saúde da população (leia abaixo).
Dentre os dados abordados, o texto cita a diferença de expectativa de vida entre as regiões mais e menos abastadas do país, que chega a variar entre cinco anos. Os resultados são da Pesquisa Nacional de Saúde – PNS 2013, e publicados em 2016 no International Journal of Equity in Health.
Reportagem do telejornal Em Pauta na Saúde, do Canal Saúde, também traz entrevista com a pesquisadora Celia Landmann Szwarcwald, do Laboratório de Informação em Saúde do Icict/Fiocruz, uma das responsáveis pelo estudo, e Paulo Buss, do Centro de Relações Internacionais da Fiocruz.
No menu lateral, também é possível acessar entrevista com a pesquisadora ao Observatório de Análise Política em Saúde, onde analisa indicadores sobre inequidades.