A produção de conhecimento em torno da comunicação, informação e saúde gerou bons frutos ao longo de todo o ano. Relembre os livros lançados pelos professores do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde – PPGICS e os lançamentos da VideoSaúde Distribuidora que foram destaque (clique nos títulos para acessar as matérias):
Lançamento do livro Desenvolvimento Sustentável para o Antropoceno, de Carlos Saldanha
O livro aborda mudanças climáticas e seus efeitos sobre o planeta, numa perspectiva crítica sobre o papel e responsabilidades da sociedade, a partir de uma nova visão do que seria o estágio atual de desenvolvimento do planeta: o Antropoceno. Em seu trabalho, Carlos Saldanha, que é pesquisador do Icict e professor do PPGICS, realiza uma análise crítica da sociedade brasileira, defendendo a conscientização sobre a natureza enquanto bem público e a necessidade de revisão de políticas ambientais nesse contexto.
Lançamento da coletânea Saúde e Jornalismo: Interfaces contemporâneas, com organização de Kátia Lerner e Igor Sacramento
Organizada pelos professores e pesquisadores Kátia Lerner, coordenadora do Observatório de Saúde na Mídia e professora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict), e Igor Sacramento, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). A publicação traz artigos teóricos e analíticos sobre o tema, divididos nas seções "Perspectivas Teórico-Metodológicas" e "A saúde como objeto midiático".
Estreia do documentário A saúde está entre nós, da série Curta Agroecologia
Produzido em parceria entre a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), VideoSaúde - Distribuidora da Fiocruz e o Canal Saúde, este documentário de 19 minutos aborda o uso de plantas medicinais e fitoterápicos utilizados popularmente e os benefícios do manejo ecológico desses insumos. O vídeo faz parte da série "Curta Agroecologia", idealizada pela ANA. A saúde está entre nós foi dirigido por Tiago Carvalho e editado por Arthur Frazão, com fotografia de Paulo Castigloni, pesquisa, roteiro e produção de Nina Quiroga e Tiago Carvalho.
Lançamento do documentário Democracia Fiocruz
O processo democrático de escolha dos dirigentes da Fundação Oswaldo Cruz recebeu a atenção do pesquisador Eduardo Thielen neste documentário de 50 minutos, lançado em maio. Durante o processo eleitoral da presidência da Fiocruz, única instituição pública que elege seus próprios dirigentes, o vídeo registrou toda a mobilização entre os candidtados à época, Paulo Gadelha e Tânia Araújo-Jorge, bem como o envolvimento de trabalhadores, estudantes e usuários da instituição.
Série Nascer no Brasil
As condições sob as quais nascem milhares de brasileiros e brasileiras são o assunto desta série em DVD lançada pela distribuidora VideoSaúde. Os vídeos, dirigidos pela documentarista Bia Fioretti, trazem entrevistas com depoimentos emocionantes de mulheres logo após o nascimento de seus filhos, durante a pesquisa de mesmo nome, realizada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). Lançados em novembro, os vídeos repercutiram por abordar a violência obstétrica e mitos e riscos acerca dos procedimentos de cesárea, prática bastante realizada no país.
A Retrospectiva Icict 2014 será publicada todas às sextas-feiras do mês de janeiro. Acompanhe as próximas matérias.