Em outubro, o Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (Nippis) participou de dois eventos voltados à discussão sobre deficiência, equidade e políticas públicas em saúde.
Entre os dias 21 e 24 de outubro, alguns participantes do Nippis estiveram presentes no I Congresso Internacional sobre Deficiência da USP, em São Paulo, com pesquisadores, profissionais e representantes de movimentos sociais, em atividades sobre diversidade, direitos, corpos e participação social.
- Encontro abordou temas como acessibilidade, políticas sociais, educação e tecnologias assistivas, refletindo sobre desafios atuais e caminhos para a ampliação da participação das pessoas com deficiência.
Para coordenadora do Nippis, Cristina Rabelais, o congresso foi um momento de compartilhamento de produções e desafios enfrentados no debate sobre diversidade, direitos e políticas públicas: “O Nippis apresentou experiências de produção e divulgação científica em linguagem acessível”, explicou.
Pesquisadora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e integrante do Nippis, Silvia Pereira ressaltou os debates e as mesas repletas de participantes: “As pessoas com deficiência estiveram presentes em todas as etapas — da organização às apresentações.”
Outro membro do Nippis, o apresentador do programa Ecoar Tuca Munhoz, reforçou o protagonismo das pessoas com deficiência durante o evento: “Isso é fundamental para fortalecer a representatividade”.
Para Manoel Negraes, consultor em audiodescrição e membro do Nippis, o diálogo é essencial para que as políticas públicas considerem as diferentes experiências das pessoas com deficiência: “Eventos como esse fortalecem a troca entre academia, gestores e sociedade civil”.
As pesquisadoras do Nippis Jéssica Muzy e Francine Dias também estiveram no evento.
Semana Científica
Ao final de outubro, o Nippis participou da XXXI Semana Científica da Unifase/Faculdade de Medicina de Petrópolis. Realizado em Petrópolis (RJ), o evento teve como tema ‘Entre a Serra e o Mar: Interfaces entre saúde, ecossistemas e tecnologias’, com estudantes, docentes e pesquisadores, reunidos para discutir ciência, território e sociedade.
A equipe do Núcleo, formada por Cristina Rabelais, Daniele Novaes e José Carlos Xavier, participou da roda de conversa ‘Conectando ciência e sociedade: a proposta da OMS em Políticas Informadas por Evidências e a experiência do Nippis/Fiocruz–Unifase’, com a presença do pesquisador Jorge Barreto, da Fiocruz Brasília. No debate, foi colocado como as políticas informadas por evidências e as tecnologias sociais podem fortalecer ações em saúde coletiva e sustentabilidade, aproximando a ciência das necessidades da população.