conteúdo principal

Doenças Infecciosas e Parasitarias e Aleitamento Materno agora em BVS

Compartilhar:
X
Por
Ascom/Icict
Publicado em - Atualizado em

Se a parceria entre a Organização Pan-Americana de Saúde/Bireme (Opas) e a Fiocruz tem dado frutos, certamente dois deles são as Bibliotecas Virtuais em Saúde (BVS) “Aleitamento Materno” e “Doenças Infecciosas e Parasitarias”, lançadas pelo CICT no mês de dezembro. A proposta de uma BVS é distribuir conhecimento científico e técnico em saúde, permitindo o acesso universal às fontes por meio da Internet. Com isso, espera-se enriquecer, reformular e criar novos produtos e serviços, a partir da consulta as fontes, geradas, armazenadas e atualizadas de modo descentralizado, atendendo às necessidades dos usuários.

A BVS de "Aleitamento Materno (AM)" tem intenção de proporcionar o acesso eqüitativo e estimular o uso da informação científica e tecnológica relacionada à promoção do aleitamento materno e gestão de Bancos de Leite Humano no país. Com a BVS, o CICT espera contribuir para o fortalecimento da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano como estratégia de redução da mortalidade infantil. O projeto é promovido pela OPAS/BIREME, coordenado pelo CICT, por meio da Biblioteca do Instituto Fernandes Figueira e do Banco de Leite Humano do IFF - considerado Centro de Referência Nacional da Rede Nacional de Banco de Leite Humano (Rede BLH).

Já a Biblioteca Virtual em Saúde de "Doenças Infecciosas e Parasitárias", (DIP) – Brasil -, realizada pela Biblioteca de Manguinhos, é uma iniciativa que pretende promover o desenvolvimento de fontes de informação, definindo critérios de seleção e analisando as fontes disponíveis na área de Doenças Infecciosas e Parasitárias na América Latina e Caribe. O projeto também é uma parceria entre o CICT/Fiocruz e a Opas/Bireme.

Um dos próximos lançamentos do CICT é a Biblioteca Virtual Sergio Arouca, fruto da parceria entre a Unidade e a Coordenadoria de Comunicação Social da Fiocruz (CCS). A intenção é divulgar a obra do médico e parlamentar, promovendo o acesso on-line a estas informações. Sob a coordenação da Biblioteca da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, este projeto irá reunir as informações biográficas, acadêmicas e políticas que irão compor o perfil e o pensamento deste sanitarista que se tornou uma referência mundial na área da saúde pública.