conteúdo principal

ESP-MG conclui a segunda turma da especialização em Comunicação e Saúde

Compartilhar:
X
Por
André Bezerra
Publicado em - Atualizado em

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) finalizou nesta quarta-feira, 21/03, mais um ciclo de seu curso de especialização em Comunicação e Saúde, com a participação do diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Rodrigo Murtinho.

“A presença de novos cursos sobre Comunicação e Saúde demonstra que o campo vem se expandindo na medida em que se ampliam as demandas de formação do SUS para esta área”, afirmou o diretor do Icict,  convidado da aula de encerramento desse ciclo, na sede da instituição, em Belo Horizonte.

Para essa atividade, o pesquisador do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces) apresentou a palestra ‘Comunicação, Informação e Saúde como direitos de cidadania’ para a turma de formandos da especialização, que está em sua segunda edição e conta com estudantes de diversas localidades mineiras.

De acordo com a ESP-MG, seu programa de especialização objetiva qualificar os alunos sobre diretrizes e conceitos do Sistema Único de Saúde (SUS) com foco na comunicação e informação, e conta com docentes que passaram por atividades formativas do Icict, como a especialização em Comunicação e Saúde.

O perfil dos alunos é misto, incluindo comunicadores e profissionais de saúde, visando a formação de trabalhadores do sistema único. “O interesse é entender o campo e fazer uma melhor comunicação no dia a dia, qualificando a cobertura e apuração na área da saúde, e ampliando a atuação desses profissionais para além da cobertura generalista”, detalha Jean Alves, coordenador do curso.

Para ele, que é jornalista e tem mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGCIS/Icict), a interdisciplinaridade do campo permite acolher também os profissionais de saúde, que nessa turma atuam em diversas áreas da assistência como enfermagem, psicologia, fonoaudiologia, dentre outras. “Para os profissionais de saúde, o interesse é que possam trabalhar a comunicação nos serviços, junto aos usuários do sistema”, completa. 

O curso de especialização em comunicação e saúde na ESP surgiu de um debate estadual para qualificar os profissionais no campo da comunicação e saúde, em conversas com diversos especialistas, inclusive do Laboratório de Comunicação e Saúde do Icict e conta com professores egressos do PPGICS. 

Rodrigo Murtinho destacou também a importância dos cursos de especialização lato sensu e stricto sensu do PPGICS, que vem formando coordenadores e professores para cursos como os da ESP-MG e outros programas, contribuindo diretamente na ampliação da capacidade de cobrir demandas por qualificação e formação.

Fotos: Divulgação/ESP-MG