conteúdo principal

Espanhóis e brasileiros se reúnem para acordo de colaboração

Compartilhar:
X
Por
Rafael Cavadas
Publicado em - Atualizado em

Uma parceria entre espanhóis e brasileiros para avaliar as possibilidades de colaboração nas áreas de comunicação e informação em saúde começou a ser negociada durante reunião no dia 30 de novembro, na Fiocruz. O encontrou reuniu pesquisadores e gestores do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict); o coordenador da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano (Rede BLH), João Aprígio; e os pesquisadores das Universidades de Alicante e Miguel Ernandez, da Espanha, Dr. Javier Sans e Dra. Carmina Wanden-Berg. O pesquisador de Departamento de Epidemiologia da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (Ensp), Luiz David Castiel, também participou da reunião. Castiel cursou pós-doutorado na Universidade de Alicante e é um dos interlocutores da parceria.

Os principais desafios do Icict para os próximos anos foram apresentados aos espanhóis como vertentes para possíveis projetos de colaboração. Dentre eles, o investimento da Unidade da Fiocruz em competência informacional e em prospecção em saúde. Segundo a coordenadora do curso de especialização em informação científica e tecnológica em saúde, Cristina Guimarães, o Icict deve provocar reflexão sobre o uso da informação C&T em saúde como estimulo à cidadania, alcançando não somente os alunos como também pesquisadores e a sociedade em geral. A coordenadora usou a grande circulação de informação desqualificada sobre saúde, na Internet, como exemplo de um cenário que exige competência para trabalhar a informação.

O convênio com o Ministério da Saúde Angolano para implantar a Rede de Bibliotecas em Saúde no país africano foi outro desafio apresentado pelo Instituto. O Icict já se uniu a Ensp, desde 2005, para potencializar a pós-graduação em saúde em Angola. Agora, com a visita dos pesquisadores espanhóis, a cooperação pode ser fomentada com as contribuições na área de nutrição. Interessado na interseção entre a comunicação, a informação e a nutrição, João Aprígio, também apresentou desafios da Rede BLH como é o caso do CLATI, Centro Latino Americano de Tecnologia e Informação em Bancos de Leite Humano. O Icict é parceiro da Rede BLH no projeto CLATI que visa assegurar leite humano aos recém-nascidos de diferentes grupos sociais.

A luta para ampliar o acesso livre à informação científica e tecnológica em saúde que engloba o investimento em bibliotecas virtuais foi outro desafio apresentado pelo Instituto aos europeus. Ao final da reunião, a Dra. Carmina Wanden-Berg avaliou que existem possibilidades reais de colaboração: “Estamos abertos para qualquer tipo de colaboração quando encontramos grupos tão inquietos e disposto ao trabalho. Estou,  francamente, muito surpresa com o trabalho de vocês", diz a pesquisadora espanhola. Como combinado entre as partes, o Icict e a Rede BLH acordaram de enviar um dossiê sobre os projetos e os espanhóis vão analisar as possibilidades de colaboração e financiamento.