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Especial 20 anos de Ensino: depoimento de Homero Teixeira de Carvalho

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Por
Graça Portela
Publicado em - Atualizado em

Em comemoração aos 20 anos do Ensino do Icict, a Ascom recolheu depoimentos de vários funcionários da unidade que tiveram sua própria história relacionada à história do ensino. Nessas últimas duas décadas, a atuação nas áreas de ensino e pesquisa proporcionou ao Icict, em 2006, seu reconhecimento como instituto técnico-científico da Fiocruz.

O jornalista Homero Teixeira de Carvalho, do Serviço de Produção e Distribuição de Audiovisuais em Saúde (SPDAvS), da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, fala de primeiro curso do Ensino e o desenvolvimento do Ensino.

"1993. De 04 a 29 de outubro. Esta foi a data do primeiro curso de Comunicação e Saúde do Icict. O curso foi uma iniciativa da VideoSaúde – Distribuidora da Fiocruz. Aquela primeira edição foi realizada em parceria com a Ensp, no Departamento de Ciências Sociais, então a unidade da Fiocruz habilitada para a certificação dos participantes.

Duas razões motivaram a criação do curso: a inexistência de qualquer espaço institucional  de estudo e pesquisa na área da saúde direcionado  aos profissionais de comunicação e de saúde (com práticas institucionais de comunicação ou interessados) e   a necessidade de consolidação do então nascente SUS – Sistema Único de Saúde.

A Lei Orgânica da Saúde (LOS), aprovada em 1990, definia que a saúde tem como fatores determinantes e condicionantes as condições de vida da população (alimentação, moradia, saneamento básico etc.) e que “os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País”. Todos  os princípios do SUS (universalidade, integralidade, igualdade, utilização da epidemiologia etc.), expressos na mesma Lei, delinearam as características daquele Curso, mas três foram destacados: o direito à informação (às pessoas assistidas), a divulgação de informações e a  participação da comunidade. Durante o curso, acrescentou-se o direito à comunicação ao direito à informação. Ficou evidente o caráter interdisciplinar do curso, oferecendo disciplinas de comunicação e de saúde coletiva.

A proposta do curso nasceu de um ambiente institucional que instigou o debate das questões da saúde pública: A LOS e seu complemento (Lei 8.142, de 28/12/90),  apenas expressava termos que já estavam em discussão no movimento da  Reforma Sanitária brasileira desde, pelo menos, a VIII Conferência Nacional de Saúde, em 1986, e em discussão pública no processo de aprovação da Constituição de 1988.

Criado  como curso lato sensu na modalidade “aperfeiçoamento”, o Curso de Comunicação e Saúde entendia comunicação não apenas como técnica, mas como prática social de produção de sentidos em disputa na sociedade.

O curso de Aperfeiçoamento Comunicação e Saúde, de 1993, foi uma iniciativa  acadêmica que identificou muitas atividade de comunicação em todo o país. No entanto, sua articulação política aconteceu no Grupo de Trabalho em Comunicação,  da ABRASCO- Associação Brasileira de Saúde Coletiva, criado em 1994. Mas isso é outra história ..."