Um olhar sobre uma gestão de saúde cuidadosa e comprometida com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) marca o novo curta documental da Fiocruz. Intitulado 'Na ponta', o filme acompanha a experiência da Secretaria de Saúde de Volta Redonda (RJ), onde um projeto de provimento de médicos generalistas para as unidades básicas de saúde (UBS) garantiu 100% de cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS). Produzido por VideoSaúde e Plataforma IdeiaSUS Fiocruz, o documentário já está disponível na Plataforma de Filmes em Acesso Aberto VideoSaude, apelidada de Fioflix.
A iniciativa envolveu desde reformas e ampliações das unidades básicas de saúde (UBS), informatização e prontuário eletrônico até a valorização dos profissionais, com capacitação e incentivos. Iniciado em 2021, com um diagnóstico da APS local, o projeto evoluiu com cursos de formação em medicina de família, parcerias com universidades para atrair novos médicos e a criação de bonificações por desempenho.
Com rostos, falas e emoções de quem vive o SUS diariamente, 'Na ponta' mostra a dedicação de gestores, médicos, enfermeiros e agentes de saúde, como também dá espaço a rostos e falas de moradores que hoje encontram acolhimento e cuidado na rede municipal. Dirigido e roteirizado por Hanna Carneiro e Irlaine Arruda, o curta nasceu da experiência 'A reforma da APS em Volta Redonda - RJ: o provimento médico de 100% das equipes de Atenção Primária'. A iniciativa está publicada no banco de práticas da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz.
