Para marcar seus 120 anos como a maior instituição de ciência e saúde da América Latina, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) cria o hotsite Fiocruz 120 anos em alusão à data. O foco do produto é a história da instituição, repleta de desafios e realizações em favor da saúde dos brasileiros e do desenvolvimento da ciência nacional.
Além disso, também merece destaque no hotsite o reconhecimento alcançado pela Fiocruz na sociedade. Os depoimentos de políticos, artistas, representantes de sociedades científicas e instituições de saúde e outras personalidades públicas saudando a Fundação por seu aniversário atestam essa conquista.
Para a equipe do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), que concebeu e desenvolveu o produto em parceria com a Presidência da Fiocruz, foi muito gratificante participar do projeto, que resultou no hotsite Fiocruz 120 anos e sua versão mobile.
"Além da Fiocruz despertar nosso orgulho como membros da instituição, um dos fatores de satisfação foi o fato de toda a equipe ter estado profundamente envolvida e comprometida na realização dos produtos", comenta Daniela Lessa, chefe da seção de Comunicação do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ctic/Icict) e coordenadora do projeto ao lado de Simone Kabarite, da Presidência.
Daniela observa que mesmo diante de algumas incertezas durante o processo e da necessidade de grandes adaptações em função da pandemia de Covid-19 no Brasil, que alterou significativamente o contexto das comemorações, a enxuta equipe se manteve muito disposta a encontrar soluções a todo momento. "Foi um período intenso, de trabalho remoto a qualquer hora, tudo muito ágil, mas sobretudo com muita competência", afirma.
E Simone completa: "mesmo com a mudança do conceito inicial do projeto, o processo de desenvolvimento não poderia ter sido melhor, graças ao total envolvimento e ao esforço conjunto de todos para efetuar as adequações necessárias em um prazo muito curto. Além disso, acho que há o entendimento da relevância do projeto e do marco histórico da instituição para a sociedade".
O chefe do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), Aldo Moura, ressalta ainda outros dois aspectos importantes do projetos: a interface visualmente bem comemorativa e a grande integração do produto com o Portal Fiocruz. "Pensamos em um produto que, além de conter suas publicações próprias, permitisse aproveitar notícias, vídeos e outros conteúdos já publicados sem a necessidade de retrabalho", observa.
Veja a matéria de lançamento do hotsite: https://portal.fiocruz.br/noticia/fiocruz-lanca-hotsite-dos-seus-120-anos-de-historia
Visite o hotsite: https://120anos.fiocruz.br/