conteúdo principal

Icict avalia Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação

Compartilhar:
X
Por
Igor Cruz
Publicado em - Atualizado em

Um seminário para avaliar o primeiro ano de trabalho do projeto Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde (Otics) foi realizado entre 17 e 19/12, no Rio de Janeiro. Os profissionais do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz, que integram o grupo de pesquisa Otics, participaram da atividade e apresentaram as principais ações realizadas ao longo de 2010 e, ainda destacaram os desafios e metas para 2011. O projeto Otics resulta da parceria entre a Fiocruz, a Fiotec, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), e conta com o financiamento da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) da cidade do Rio de Janeiro.

O diretor do Icict, Umberto Trigueiros, compareceu ao seminário com dois objetivos: o primeiro, dar boas vindas aos participantes, uma vez que o projeto é coordenado pela vice-diretora de informação e comunicação do Instituto, Maria Cristina Guimarães; e o segundo, anunciar o primeiro Concurso de Vídeo em Saúde – Otics. Na abertura, Trigueiros confirmou para janeiro de 2011 a divulgação do edital do concurso que visa estimular produções audiovisuais sobre as Clínicas da Família.

Por se tratar de um observatório que reúne tecnologias e metodologias de informação e comunicação para subsidiar a prática profissional e a gestão em saúde, o Otics necessita de um grande investimento no desenvolvimento de softwares, bases de dados, sistemas de informação, repositório temático em saúde, aplicativos e outros serviços que são objetos de pesquisa do Icict nos últimos anos. Por isso, o Instituto participa da iniciativa por meio de seus profissionais de tecnologia de informação, produção editorial, comunicação e produção audiovisual.

Na avaliação do seminário, em 2010, foi possível avançar na construção do espaço virtual e físico do observatório, representados pelo Assistente Virtual de Aprendizagem (AVA), que agiliza processos no ensino; e no Repositório Otics, que reúne produções intelectuais sejam elas textos, imagem em movimento, fotografias e outros objetos de aprendizagem dedicados aos profissionais dos sistemas e serviços de saúde. A instalação das Estações Otics-Rio, nas Clínicas da Família, foi mais uma ação realizada em 2010. Salas exclusivas aos profissionais de saúde, equipadas com computadores, acesso à Internet, auditório e outros suportes à educação permanente já foram inauguradas em quase todas as áreas de planejamento da cidade do Rio de Janeiro.

Construído com recurso de inteligência artificial (AI), o ambiente virtual Otics está sendo destacado pela capacidade de estimular a construção coletiva de conhecimento em rede ao permitir que equipes do programa Saúde Presente, coordenado pela SMSDC, troquem experiências e reflexões via Observatório. De acordo com a coordenação do projeto, o Otics é uma solução para aproximar a educação profissional da gestão de sistemas e serviços de saúde. Com isso, o projeto visa provocar um processo de educação permanente que leva o profissional e o gestor de saúde a refletir sobre a prática cotidiana.

Para 2011, a meta é concluir o desenvolvimento do ambiente virtual Otics, instalar as Estações Otics em todas as Ap’s do Rio, modelar cursos de informação e comunicação para os agentes comunitários de saúde e realizar as etapas regionais preparatórias para o 10º Congresso Nacional da Rede Unida, a ser realizado em 2012, no Rio de Janeiro. 

Outros links