conteúdo principal

Icict lança especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde na modalidade EAD

Compartilhar:
X
Por
Assessoria de Comunicação do Icict
Publicado em - Atualizado em
Fundo bege, com microfone, sinal de aspas, mão com lápis, escrito 'entrevistas'. Arte: Thays Coutinho/Ascom.
Entrevista com as coordenadoras do curso de especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Rosane Abdala e Rosinalva Souza.

Em julho de 2025, o Icict lançou o curso piloto de especialização na modalidade Ensino a Distância (EAD). A primeira turma em EAD do curso de especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICTS) tem o término previsto para início de dezembro.  A proposta é ser uma oferta contínua, alternando entre EAD e presencial, a depender da demanda.

As coordenadoras do curso, as pesquisadoras Rosane Abdala e Rosinalva Souza, ressaltam que o lançamento do curso é um marco para o Ensino do Icict, por ser a primeira especialização EAD do Instituto.

Fundo verde com símbolos de internet, escrito curso de especialização em informação científica e tecnológica em saúde.

Quando o curso em ICTS foi criado?

Coordenadoras - Organizado e ofertado pelo Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS/Icict), o curso em Informação Científica e Tecnológica em Saúde teve sua primeira turma em 2004/2005. Desde então, vem sendo realizado anualmente, de forma presencial, cumprindo uma demanda frequente da área e, durante a pandemia, funcionou como 'Ensino Emergencial Remoto'.

Qual importância de inovar e ter um curso EAD?

Coordenadoras - A ideia é alcançar alunos de outras unidades da federação e responder à demanda existente, em outros cursos anteriores, de uma modalidade EAD.

Na verdade, desde sua criação, em 2004, levar o curso de especialização em ICTS para todo o Brasil sempre foi a vontade da Coordenação.  A sede do curso sempre foi no Rio de Janeiro, mas já houve uma edição em Porto Alegre (RS). Com a pandemia de Covid-19, tivemos que ofertar o curso de forma remota, então, diversos profissionais, que atuam em diferentes instituições brasileiras da área da saúde, tiveram a oportunidade de cursar o ICTS, independente de seus domicílios.

Nesse momento, utilizando a tecnologia a nosso favor e acumulando experiência desde a criação do curso e da coordenação anterior, foi possível ofertá-lo de forma remota, mas sempre seguindo a sua missão: formar profissionais que atuam em atividades ligadas à produção, organização, disponibilização, análise e ao uso de informação científica e tecnológica em saúde.

Como surgiu a ideia dessa primeira edição do curso EAD?

Coordenadoras - Trata-se de uma proposta-piloto, cuja ideia vinha sendo discutida e formatada no âmbito da Comissão de Ensino do Icict, sob coordenação da então vice-diretora de Ensino, Mel Bonfim. Diante da demanda recorrente em edições anteriores, inicialmente, foi lançado um curso de Aperfeiçoamento, de forma totalmente remota.

A proposta-piloto para a nova especialização EAD surgiu a partir dessa experiência. Por isso, a primeira oferta de especialização foi fechada, como complemento, para os alunos que tinham feito esse curso inicial de aperfeiçoamento.

Agora, um grupo de trabalho, formado por pesquisadores do LICTS, está trabalhando no planejamento do curso de especialização em ICTS, no formato EAD, para 2026. A próxima edição do curso será uma oferta aberta, como vem sendo a especialização nesses 21 anos de curso.