
O seminário 'Educação, Informação, Comunicação e Saúde: Proteções contra a Desinformação' ocorrerá de 29 a 31 de julho de 2025, em Salvador (BA). Evento busca promover debates sobre os desafios relacionados à desinformação em ciência e saúde, além de reunir estratégias de governos, instituições de ensino e pesquisa e da sociedade, voltadas à produção, à distribuição e ao acesso à informação íntegra.
Nas mesas de debate, estão temas como o conteúdo em mídias sociais; a formação jornalística no combate à infodemia; e a educação para mídia. O diretor do Icict; Adriano da Silva; e a pesquisadora do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Marianna Zattar, vão participar da mesa-redonda sobre 'Bibliotecas e competências em informação no enfrentamento à desinformação', no dia 30 de julho (quarta-feira), às 11h.
Bibliotecas e competências em informação no enfrentamento à desinformação
Convidados:
- Maria Isabel Barreira (UFBA);
- Elizete Vitorino (UFSC);
- Marianna Zattar (UFRJ/Fiocruz);
- Mediação – Adriano da Silva (Icict- Fiocruz).
O evento é voltado para estudantes, pesquisadores, professores, profissionais de saúde e usuários do SUS, com atividades paralelas, em escolas do Brasil. Na programação, estão conferências, mesas-redondas, rodas de conversa e apresentações de pesquisas e relatos de experiências de grupos de trabalho.
De alcance nacional, o seminário é promovido pela Fiocruz, em parceria com a Universidade Federal Fluminense, a Universidade Federal da Bahia e a Universidade do Estado da Bahia. Conta com o patrocínio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fiotec) e do Ministério da Saúde, além do apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).