conteúdo principal

Icict recebe Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz

Compartilhar:
X
Por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
Publicado em - Atualizado em


Diretor do Icict, Rodrigo Murtinho, e Vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, Lourdes Aguiar Oliveira. (Foto: Raquel Portugal - Multimeios/Icict)

A Direção e os setores de pesquisa do Icict receberam, na quarta-feira, 24/4, a vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz (VPPCB), Lourdes Aguiar Oliveira, para apresentação das equipes e um diálogo sobre projetos e possibilidades de parcerias institucionais.

O encontro foi sediado na Sala Multimídia e envolveu equipes do Icict e da VPPCB, como os Laboratórios de Informação em Saúde, Laboratório de Comunicação e Saúde e Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde.

O diretor do Icict, Rodrigo Murtinho, e a vice-diretora de Pesquisa, Mônica Magalhães, apresentaram a unidade, missão institucional e programas e projetos institucionais, como o Porto Livre, plataforma de difusão de livros científicos em acesso aberto. A ciência aberta foi um dos tópicos abordados, sendo apresentado o selo de 10 anos da Política de Acesso Aberto da Fiocruz, elaborado pelo Icict para mobilizar a agenda institucional sobre o tema.

"Temos atuado para integrar projetos por meio de eixos de confluência", informou a vice-diretora de pesquisa. Os eixos temáticos incluem ações relacionadas à acessibilidade, divulgação científica e o combate à desinformação no campo das ciências e da saúde.

A  pesquisa do Icict é transversal, concentrada nos três laboratórios, mas também em outros setores e, atualmente, conta com nove grupos de pesquisa interdisciplinar em informação, comunicação e inovação em saúde. Nos últimos três anos, a produção bibliográfica ultrapassou 546 publicações, dentre artigos, livros ou trabalhos apresentados a partir de estudos realizados no âmbito do instituto.

Para a vice-presidente, os assuntos estão em sinergia com ações e programas da VPPCB, como o Biobanco Biodiversidade & Saúde, dentre outros. "São temas que perpassam a missão institucional da Fiocruz", pontuou a vice-presidente.

Confira mais imagens na galeria de fotos.


Vice-diretora de Pesquisa do Icict, Mônica Magalhães, diretor do Icict, Rodrigo Murtinho, e vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, Lourdes Aguiar Oliveira. (Foto: Raquel Portugal - Multimeios/Icict)