conteúdo principal

Informação, comunicação e controle social do SUS são temas de defesas de mestrado

Compartilhar:
X
Por
Graça Portela
Publicado em - Atualizado em

Na terça-feira, 29/04, mais duas defesas de dissertações de mestrado serão apresentadas no Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict). Serão apresentados os trabalhos das alunas Marcela Vieira da Silva, com dissertação intitulada “Comunicação, Informação e Controle Social do SUS: um estudo sobre a Gestão Participativa TEIAS – Escola Manguinhos”, e Berenice de Freitas Diniz, com o título “Informação e Comunicação para o Controle Social do SUS – Um estudo em dois municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG” .

Em sua dissertação, Marcela analisa como os processos de comunicação foram utilizados no TEIAS-Escola Manguinhos, no período de 2010-2012, para ampliar o controle social e a gestão participativa no território, mostrando que o exercício do controle da participação e social na saúde dificilmente poderá ser exitoso se continuar a ser conhecido e exercido apenas por usuários, gestores e trabalhadores do SUS, não levando em consideração os usuários. Para Marcela, no caso do TEIAS-Escola Manguinhos, a participação mais ampliada dos moradores possibilitaria uma discussão focada na formulação e no encaminhamento de propostas, com vistas a dirimir os problemas locais, primordialmente no tocante à saúde.

“Informação e Comunicação para o Controle Social do SUS – Um estudo em dois municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG” é o título da dissertação de mestrado que será apresentada na parte da tarde no PPGICS. Nela, Berenice de Freitas Diniz analisa até que ponto há o uso efetivo da comunicação e informação para o controle social no Sistema Único de Saúde, partindo do pressuposto de que qualquer forma de controle social se faz com práticas comunicacionais. O estudo foi realizado nas cidades de Sarzedo e Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Em seu trabalho, Berenice analisou os relatórios das conferências de saúde nos temas que se relacionam com a comunicação e informação para o controle social, entrevistou conselheiros de saúde e fez observações participantes.

As dissertações foram orientadas pelo professor doutor Valdir Castro Oliveira e terão em suas bancas como titulares os pesquisadores Adriana Kelly Santos, do PPGICS, e Cornelis Johannes van Stralen, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPG-Psi), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e como suplentes Kátia Lerner (PPGICS) e Gilberto Antônio Reis (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

As defesas ocorrerão, respectivamente, às 10h e 14h, na sala 215 do Prédio da Expansão do Campus, que fica na Avenida Brasil, 4.036, em Manguinhos.