O stand do Espaço Saúde e Letras, na quinta-feira, 26/07, foi pequeno para receber os convidados dos oito lançamentos de publicações da Editora Fiocruz. Logo na entrada, Marcelo de Vasconcellos (Multimeios/Icict), Flávia Carvalho (PPGICS/Icict) e Inesita Soares de Araujo (Laces & PPGICS/Icict) autografavam o livro "O jogo como prática de saúde", que aborda o uso dos jogos digitais como uma ferramenta de participação, com relatos de experiências e exemplos de uso dos jogos digitais na saúde. Como descreveu a presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade Lima, na contracapa do livro, o jogo digital "provoca um diálogo pouco usual, mas nem por isso menos relevante, entre conhecimentos científicos, educação e inovações tecnológicas nos campos da informação e da comunicação e suas possibilidades de aplicação".
Sem palavras , a pesquisadora Inesita Soares de Araujo não cabia em si de contente com o lançamento do livro. Foi Marcelo de Vasconcellos que traduziu o sentimento dos autores: "Esse livro é uma grande aposta, uma forma de confiança nessa nova mídia". Flavia Carvalho, complementou: "o livro é voltado para profissionais que querem aperfeiçoar a sua prática. (O livro) é uma forma de espalhar o que aprendemos para que as pessoas possam usar no seu dia a dia".
Uma dessas pessoas é a aluna do Instituto de BioQuímica Médica, da UFRJ, Jéssica Barreto. "Meu foco é a Educação e Saúde, uma área cresce cada vez mais, e precisamos ter um livro que nos permita estudar, saber mais". Para ela, "este livro permite que apliquemos várias coisas na prática".
Outro lançamento, na realidade, um relançamento foi "A Ciência a caminho da roça: imagens das expedições científicas do Instituto Oswaldo Cruz ao interior do Brasil entre 1911 e 1913", do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), que tem como um dos seus autores, Eduardo Thielen, da VideoSaúde Distribuidora/Icict.
A publicação traz imagens das expedições de pesquisadores do IOC que percorreram áreas extensas da Amazônia e da região Nordeste, enquanto faziam o levantamento das condições médico-sanitárias das populações. Em sua resenha, é destacado que o livro "proporciona uma reflexão em torno da linguagem fotográfica que, conjugada à pesquisa sobre a evolução das políticas públicas, revela aspectos originais da memória da saúde e das ciências biomédicas no Brasil."
Outros autores também estiveram presentes como Sonia Fleury, Ialê Falleiros Braga, Carlos Dimas Ribeiro, Telma Menicucci e Sandra Gomes, Jarinilsom Paim, Paulo Amarante, dentre outros.
Veja abaixo as publicações que foram lançadas:
- Arquivo de um Sequestro Jurídico-Psiquiátrico: o caso Juvenal - Luciana Brito Coleção Bioética e Saúde
- Atenção Primária à Saúde no Brasil: conceitos, práticas e pesquisa - Maria Helena Magalhães de Mendonça, Gustavo Corrêa Matta, Roberta Gondim e Ligia Giovanella (orgs.)
- A Ciência a Caminho da Roça: imagens das expedições científicas do Instituto Oswaldo Cruz ao interior do Brasil entre 1911 e 1913 - Eduardo Thielen, Fernando Antonio Pires Alves, Jaime Larry Benchimol, Marli Brito de Albuquerque, Ricardo Augusto dos Santos e Wanda Latmann Weltman
- Empresariado e Políticas Públicas de Saúde no Brasil Contemporâneo - Ialê Falleiros Braga
- O Jogo como Prática de Saúde - Marcelo Simão Vasconcellos, Flávia Garcia de Carvalho e Inesita Soares de Araujo - Coleção Fazer Saúde
- Justiça como Práxis, Funcionamentos Humanos e Saúde - Carlos Dimas Ribeiro - Coleção Bioética e Saúde
- Políticas Sociais: conceitos, trajetórias e a experiência brasileira - Telma Menicucci e Sandra Gomes - Coleção Temas em Saúde
- Teoria da Reforma Sanitária: diálogos críticos - Sonia Fleury (org.)
Crédito da foto: Rodrigo Méxas (Multimeios/Icict)
Crédito das fotos: Annalu P. Silva (Proqualis/Icict) | Montagem: Graça Portela (Ascom/Icict)