Na última quarta-feira (26/4), o Ensino do Icict realizou a sua aula inaugural, que teve como tema “Genealogia do trauma: questões sobre a contemporaneidade” e teve como convidado o psicanalista Joel Birman, que também é professor da UFRJ e da Uerj. Birman fez uma abordagem histórica, mostrando a transformação da ideia de trauma ao longo dos séculos, o enfoque de intelectuais como Sigmund Freud,Michel Foucault, Sennett, Pierre Bourdieu, dentre outros, e a midiatização do trauma.
Antes de começar sua palestra, Birman conversou rapidamente com a reportagem do site do Icict, dando um panorama geral do que falaria.
Despedida
A aula inaugural do Ensino do Icict teve um tom de despedida com o diretor do Icict, Umberto Trigueiros lembrando que esta é a última vez, enquanto diretor do Instituto, que estará presente em uma aula inaugural. Trigueiros lembrou das lutas para a implantação do Ensino de Pós-Graduação do Icict, as dificuldades e dos frutos que estão sendo colhidos, como o conceito 5, na avaliação da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Segundo Umberto Trigueiros, “o Ensino do Icict é uma iniciativa inovadora no campo da transversalidade acadêmica”.
Além do diretor do Icict estiveram presentes na aula inaugural, Josué Laguardia, vice-diretor de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico do Instituto e Maria Cristina Guilam, coordenadora geral de Pós-Graduação da Fiocruz, além de professores, alunos e trabalhadores do Icict.
Créditos
Fotos: Raquel Portugal – Multimeios/Icict
Montagem das fotos: Graça Portela – Ascom/Icict
Edição do áudio: Graça Portela – Ascom/Icict