Onze de fevereiro é comemorado o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, data instituída pela ONU para chamar atenção às desigualdades de gênero nas áreas científicas e promover a participação plena e igualitária de mulheres e meninas em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Para celebrar o dia, o Programa VideoSaúde exibe o documentário 'Ciência delas', de Beatris Duqueviz e Daniela Muzi, sobre os desafios enfrentados por mulheres no ambiente científico, como discriminação e barreiras na carreira, destacando a importância do Programa Mulheres e Meninas na Ciência da Fiocruz para transformar a realidade, a força da representatividade feminina e a necessidade de redes de apoio.
Outro destaque da programação do mês é o documentário 'Respira Vida', escolhido em apoio a Semana Nacional da Informação, Capacitação e Pesquisa sobre Doenças Raras, instituída pela Lei nº 14.593/2023.
O programa VideoSaúde é exibido às segundas, às 22h30, no Canal Saúde. Todos os filmes exibidos fazem parte do acervo da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, disponível para consultas e pesquisas no Banco de Recursos Audiovisuais em Saúde (BRAVS).
2/2, Segunda, 22h
Tá tudo errado
O documentário aborda a violência nas comunidades do Rio de Janeiro focando nas condições de vida, estigmatização e discriminação sofrida pelos moradores para, em seguida, retratar a violência policial e seus impactos sobre a saúde.
Reprises:
- 4/2, quarta, às 22h30
- 6/2, sexta, às 22h30
- 8/2, domingo, às 21h30
9/2, Segunda, 22h
Ciência delas
Apesar dos recentes avanços na luta pelos direitos das mulheres, a desigualdade de gênero ainda está presente em diversas áreas da sociedade. O documentário conta a trajetória do Programa Mulheres e Meninas na Ciência da Fiocruz a partir das personagens decisivas dessa história pela promoção da equidade de gênero na ciência. As trajetórias pessoais, profissionais e institucionais dessas mulheres se cruzam e se combinam transformando dúvidas, desejos e sonhos em oportunidades para futuras meninas cientistas.
Reprises:
- 11/2, quarta, às 22h30
- 13/2, sexta, às 22h30
- 15/2, domingo, às 21h30
16/2, Segunda, 22h
A rua é nóiz | CAPs – reestabelecendo cidadania | Brasil, aqui tem SUS - São Pedro do Piauí-PI
A rua é nóiz
A gente guerreira dos bairros e favelas em cena em suas lutas diárias sob os refletores da luz do sol e da lua. É uma vontade de conhecer a si mesmo, de revelar as identidades dos que moram em cada rua, beco e conjunto habitacional.
CAPS – reestabelecendo cidadania | Brasil, aqui tem SUS - São Pedro do Piauí-PI
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) de São Pedro do Piauí realizou buscas ativas de pessoas com transtornos mentais que eram mantidas em cárceres domiciliares e as inseriu em atividades de psicoterapia e tratamento com profissionais de saúde, possibilitando o resgate da autonomia e o convívio social.
Reprises:
- 18/2, quarta, às 22h30
- 20/2, sexta, às 22h30
- 22/2, domingo, às 21h30
23/2, Segunda, 22h
Alienado | A saúde dos adolescentes | Caminhos do sangue
Alienado
Abel Venâncio, um técnico de laboratório, conta sua história e sua rotina de trabalho. Enquanto apresenta sua vida, são apresentadas também as condições precárias de trabalho e como sua rotinas, familiar e pessoal, são afetadas sem que ele perceba.
A saúde dos adolescentes
No Brasil, uma em cada quatro crianças é obesa. As pesquisadoras Elizabeth Fujimori, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP) e Maria Paula de Albuquerque e AnaLydia Sawaya do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren) discutem o impacto da má alimentação e excesso de peso na saúde de crianças e adolescentes, que registram níveis elevados de hipertensão, colesterol total e sedentarismo, antes encontrados apenas em adultos.
Caminhos do sangue
O documentário produzido em parceria com o Serviço de Hemoterapia Herbert de Souza, do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Uerj), relata os caminhos que o sangue doado percorre até alcançar o doador.
Reprises:
- 25/2, quarta, às 22h30
- 27/2, sexta, às 22h30
- 1º/3, domingo, às 21h30
24/02, Segunda, 22h
VideoSaúde Especial: Respira Vida | Programa Institucional de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Fiocruz
Respira Vida
Documentário com depoimentos de cinco famílias que convivem com hipertensão arterial pulmonar, uma doença rara, que afeta pulmão e coração, ainda pouco conhecida pelos brasileiros. Os protagonistas contam suas jornadas com a doença, desde a busca por diagnóstico ao tratamento, e o que significa viver com uma doença rara. O filme é uma produção da Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (Abraf), organização sem fins lucrativos de apoio às pessoas que têm hipertensão pulmonar.
Programa Institucional de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Fiocruz
Apresentação do programa, seus objetivos, princípios, diretrizes e a importância do projeto para a promoção da saúde e sustentabilidade nos territórios.
Reprise:
- 26/2, quinta-feira, às 23h