conteúdo principal

Nota de pesar: Valdir de Castro Oliveira

Compartilhar: whatsapp X
Publicado em - Atualizado em
Professor Valdir de Castro Oliveira  - Foto: Jornal Folha de Brumadinho
Professor Valdir de Castro Oliveira - Foto: Jornal Folha de Brumadinho

O Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz) lamenta o falecimento do jornalista, professor e escritor Valdir de Castro Oliveira. Natural de Conceição de Itaguá, distrito da cidade de Brumadinho (Minas Gerais), o professor participou da fundação do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces) e do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS).

Valdir de Castro Oliveira levou a sua sabedoria mineira e seu olhar atento ao social e ao meio ambiente por onde passou. Como profissional e ativista, atuou nos campos de Comunicação, Participação e Mobilização Social; Mídias Comunitárias; Comunicação e Saúde e Controle social; e Jornalismo.

“Valdir foi um ator importante na construção do campo da comunicação e saúde”, declarou a coordenadora do Laces e professora do PPGICS, Katia Lerner. “Mineiro, participou de espaços estratégicos na militância pelo SUS, com forte atuação nos conselhos municipais de saúde de Belo Horizonte (MG), no Grupo de Trabalho de Comunicação da Abrasco e como importante parceiro do Laces desde a sua constituição. Além da colaboração em pesquisas e cursos sobre mídia, participação popular e controle social, fez parte do núcleo inicial de docentes que fundou o PPGICS”, completou.

Oliveira foi professor do PPGICS/Icict até 2020. Também deu aulas na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por onde se aposentou. Atualmente, era colunista do Jornal Folha de Brumadinho.

Em 2023, lançou o Livro 'Mídias Locais, história e desenvolvimento de Brumadinho' – que conta, por meio da comunicação, dos jornais locais, a história do município entre 1910 e 2013. No PPGICS, o último projeto em que trabalhou foi 'Comunicação e Desigualdade em saúde', com a professora Inesita Soares de Araújo.

Foto: Jornal Folha de Brumadinho