O curso 'Análise Espacial aplicada à Vigilância em Saúde e Ambiente' está com inscrições abertas até 8/9 e busca familiarizar e qualificar em análise espacial de dados e geoprocessamento em saúde. Com uma carga-horária de 40 horas, divididas em quatro módulos e atividades avaliativas, o curso é oferecido na modalidade autoinstrucional on-line.
O conteúdo do curso está disponível, gratuitamente, no campus virtual de Saúde Pública da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), em texto, vídeo e e-book, para trabalhadores, gestores, pesquisadores, docentes e alunos da área da saúde.
Módulos do curso:
- Módulo 1: Análise Espacial e Geoprocessamento na Vigilância em Saúde
- Módulo 2: Conceitos Fundamentais para Geoprocessamento em Saúde
- Módulo 3: Métodos de Análise Espacial
- Módulo 4: Interpretação de Mapas
Curso por demanda
O Icict foi o responsável pela elaboração da primeira oferta do curso, em 2024, em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde e a Opas/OMS. O curso original ocorreu na modalidade EAD, para uma turma fechada, com 60 vagas, de maio a agosto de 2024. Com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso para o público em geral, foi reestruturado em formato autoinstrucional, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Epidemiologia nos Serviços de Saúde (Profepi).
Webinário de lançamento
O lançamento do curso ocorreu no dia 11/8, às 15h, com a Coordenadora-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços (CGDEP/MS), Vivian Gonçalves; o coordenador do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba), Diego Santos; além de palestras da vice-diretora de Pesquisa do Icict, Renata Gracie; e da pesquisadora do Laboratório de Informação em Saúde (LIS/Icict) e ex-vice-diretora de Pesquisa, Mônica Magalhães.