conteúdo principal

Obesidade: tese do PPGICS discute como grandes jornais abordam o tema

Compartilhar:
X
Por
Graça Portela
Publicado em - Atualizado em

Na próxima quinta-feira, 25/2, a aluna do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS)/Icict Carolina Menezes Ferreira defenderá a sua tese de doutorado “Os sentidos da obesidade nas narrativas dos jornais impressos: um estudo da Folha de S. Paulo e O Globo”.

Com a orientação do pesquisador Valdir de Castro Oliveira (PPGICS), Carolina analisa dois jornais de circulação nacional: Folha de S. Paulo e O Globo, partindo da premissa do crescente aumento no número de notícias sobre obesidade que, segundo ela “se deve em parte ao grande interesse do público em consumir estes conteúdos com o intuito de reduzir o risco às doenças e promover a saúde e o bem-estar”. Carolina afirma ainda que “estas informações afetam o modo de especular o cotidiano dos indivíduos, a relação que mantém com seu corpo e a expectativa que nutrem com relação à vida.”

Sua pesquisa visava “compreender os sentidos produzidos, sobre a temática obesidade, para além da relação saúde-doença, focando-se em análises de narrativa (sob a perspectiva da análise do discurso) e na análise quantitativa, em jornais de grande circulação nacional (Folha de S. Paulo e O Globo)”.

Em sua conclusão, Carolina Ferreira observou que “a Folha (de S. Paulo) (tem) um cunho mais científico e O Globo mais popular”. Segundo ela, “ao analisar as narrativas, observa-se que ambos os jornais abordam a questão do risco. Porém, para a Folha este é um conteúdo de maior relevância se comparado ao O Globo, que por sua vez enfoca bastante suas narrativas à representação do corpo e da beleza e à nutrição (alimentos e ‘dietas’ e seus benefícios ou malefícios à saúde). Isso se reforça quando se observa que além do médico, duas outras especialidades estão muito presentes em seus discursos: o nutricionista e o educador físico. E por último, cabe destacar, que apesar da pouca produção ou importância dada à temática obesidade infantil, observa-se que a Folha dedica um conteúdo específico (Suplemento Folhinha) a este público”.

A banca examinadora é formada pelos pesquisadores Kátia Lerner e Cícera Henrique da Silva, ambas do PPGICS; Giane Moliari Amaral Serra, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), e Antônio Fausto Neto, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Unisinos/RS. Como suplentes, os pesquisadores Josué Laguardia (PPGICS)/Icict e Patrícia Constante Jaime, da USP/SP.

A defesa será realizada às 13h, na sala 215 do Prédio da Expansão do Campus da Fiocruz, que fica na Av. Brasil, 4.036, Manguinhos (Rio de Janeiro).