conteúdo principal

Observatório de CT&I em Saúde da Fiocruz lança novo site

Compartilhar:
X
Por
Simone Intrator (Vpeic/Fiocruz)
Publicado em - Atualizado em
Pessoa com roupa azul e estetoscópio, cercada por símbolos de internet
Dados e indicadores estratégicos para apoiar tomada de decisão e promover transparência nas ações da instituição.

Como parte das comemorações dos 125 anos da Fiocruz, entra no ar, nesta terça-feira (19/8), o novo site do Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em Saúde da Fundação. A plataforma está de cara nova, com uma interface mais moderna, design mais amigável e maior usabilidade.

A plataforma oferece uma variedade de dados e indicadores em áreas como pesquisa, educação, desenvolvimento tecnológico, cooperação nacional e internacional e gestão administrativa. Alguns dos dados apontam que foram 53 mil artigos publicados entre 2008 e junho de 2025; 1 bilhão de ampolas de vacina fornecidas desde 2014; 104 tipos de medicamentos produzidos e disponibilizados desde 2014; e 914 instrumentos de cooperação nacional firmados entre 2020 e 2025.

Vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic/Fiocruz), Marly Cruz explica que o Observatório desempenha um papel estratégico na disseminação de informações relacionadas às ações de produção científica e de gestão tecnológica e inovações da Fiocruz. “Esse ambiente integrado de todas as ações e iniciativas desenvolvidas na Fundação reúne e conecta dados e informações que estavam dispersos e que poderiam ser perdidos. Esse conteúdo pode ser usado tanto para produção interna quanto para a tomada de decisões fundamentais para a saúde pública”, destaca.

Para a coordenadora de Informação e Comunicação da Vpeic/Fiocruz, Vanessa Jorge, o Observatório CT&I em Saúde inova ao organizar informações que são essenciais para apoiar a gestão institucional, subsidiar estudos e políticas, além de ampliar o autoconhecimento da Fiocruz e a percepção da sociedade sobre o potencial da instituição. “A equipe do Observatório vem trabalhando com tecnologia avançada, incluindo inteligência artificial e algoritmos, para processar e transformar dados em informações de qualidade. Os dashboards interativos permitem que os usuários façam filtros e análises personalizadas, facilitando o entendimento das informações. Estou certa de que a plataforma pode ajudar a promover o desenvolvimento científico e tecnológico e o acesso aberto”, explica.

Vanessa salienta que a primeira versão do Portal foi lançada em 2016, e que uma atualização de tecnologia era necessária. Segundo ela, o novo Portal traz o incremento de novas funcionalidades, é responsivo a diferentes dispositivos e tamanhos de tela e promove a melhoria na busca de dados. “Os dados apresentados resultam de parcerias entre a presidência e as unidades da Fiocruz. O Observatório pode melhorar a visibilidade desses dados em dashboards, assim como ampliar a variedade de informações e transparência sobre as atividades da Fiocruz para nossa comunidade e para os cidadãos. É um retorno também de todo o trabalho e de ações da Fiocruz para a sociedade”, afirma. Ela destaca ainda que todo o conteúdo está disponível em Acesso Aberto, promovendo o compromisso com a Ciência Aberta e com a democratização do conhecimento.

Dados e indicadores

A modernização do portal foi coordenada pela equipe da VPpeic/Fiocruz e a plataforma disponibiliza dados e indicadores de projetos de pesquisa, produção científica, grupos de pesquisa do CNPq, projetos de inovação, egressos, fornecimento de vacinas, medicamentos e outros, além de dados sobre a cooperação nacional e internacional e a gestão da instituição. “Realizamos algumas entrevistas com gestores para entender as necessidades de informação e identificar como melhorar a experiência do usuário, considerando a navegação a facilidade para se buscar dados”, diz a coordenadora. A nova plataforma foi apresentada durante a reunião da Câmara Técnica de Informação e Comunicação da Fiocruz, nesta terça-feira (19/8).

A coordenadora antecipa que está previsto na plataforma vídeos explicativos sobre como utilizar os dashboards e fazer a busca por filtros, e a opção para baixar os dados brutos, permitindo que os usuários façam suas próprias análises e utilizem os dados disponíveis de acordo com suas necessidades. Além disso, ela ressalta que a plataforma deposita os conjuntos de dados no Arca Dados, o repositório oficial que centraliza os dados de pesquisa da Fiocruz.

Leia mais