conteúdo principal

Parceria de BVS’s com Rede de Bibliotecas da Fiocruz rende frutos no exterior

Compartilhar:
X
Por
Renata Augusta
Publicado em - Atualizado em

A Rede de Bibliotecas da Fiocruz e a Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz intensificam a parceria com atividades diversas. A coordenadora da Rede, Fátima Martins percebe algumas motivações: “É importante que o pesquisador se veja como produtor e usuário da informação e que o bibliotecário perceba estar nos dois lugares. Não trabalha só na biblioteca física. Quando alimenta a física, alimenta a virtual. Por isso procuramos fazer oficinas”.

Ambos os setores expuseram produtos e serviços na Semana Nacional de Bibliotecas Universitárias em Belo Horizonte numa parceria com a Editora Fiocruz e a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz  em 2014. No mesmo ano, a Rede de Bibliotecas da Fiocruz passou a ter assento no Conselho Consultivo das Bibliotecas Virtuais temáticas. “O importante foi integrar assuntos e debater. Houve cursos e muita troca”, conta Fátima Martins. 

Um trabalho de cooperação internacional com países africanos também ocorreu em 2014. Os dois setores colaboraram no desenvolvimento de bibliotecas virtuais em saúde e ofereceram um curso de formação em Moçambique, Angola e Cabo Verde. “Houve parceria com a União Europeia, a Universidade de Nova Lisboa e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa. Foram 40 dias. Só os moçambicanos tinham experiência com BVS”, conta Luciana Danielli.

Cada grupo fez um projeto de intervenção para seu país e três participaram de um evento na África do Sul onde projetos em língua portuguesa se apresentaram pela primeira vez. Fátima Martins lembra: “Ainda sobrou dinheiro e cada um levou computador e roteador para suas bibliotecas. Em Moçambique conseguimos montar uma Rede de Bibliotecas no campo da saúde”. 

A produção de eventos em conjunto entre a Rede de Bibliotecas da Fiocruz e a BVS Fiocruz começou no 1º Fórum BVS Fiocruz, em 2012; prosseguiu no 2º Fórum, em 2013 e 2014 (junto com os Encontros anuais da Rede de Bibliotecas da Fiocruz) e no 1º Fórum da Rede BVS Brasil, em 2013 (parceria com a VPEIC e outras instituições).