conteúdo principal

PCDaS encerra segundo ciclo de apoio ao GCE/Gates com avanços e conquistas

Compartilhar:
X
Por
Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS/Icict)
Publicado em - Atualizado em


Foto: Divulgação/ PCDaS Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde

A Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde ( PCDaS Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde /Icict/Fiocruz) esteve presente no evento de encerramento da segunda chamada Grand Challenges Explorations Brasil, que aconteceu nos dias 12 e 13 de abril, em Brasília. 

O evento reuniu diversos pesquisadores e apoiadores da chamada, que teve como tema “Ciência de dados para melhorar a saúde materno-infantil, saúde da mulher e da criança no Brasil”, realizada pela Fundação Bill & Melinda Gates em parceria com os Ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia e Inovações, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Também chamados de grantees, os pesquisadores contemplados na segunda chamada compartilharam suas trajetórias nos temas pesquisados, as descobertas realizadas e os resultados alcançados.

Como apoiadora em computação científica no escopo da ciência de dados, a PCDaS Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde forneceu aos grantees, por meio de diferentes planos de parceria, acesso a etapas de ETL (sigla em inglês para Extração, Processamento e Carga dos dados), infraestrutura e capacitações em temas de interesse. Ao todo, sete grupos foram apoiados.

Na ocasião, os pesquisadores Marcel Pedroso, coordenador da PCDaS Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde , e Rebecca Salles, product owner do projeto junto à Plataforma, apresentaram as maiores iniciativas e os indicadores de apoio aos grantees durante os dois anos de parceria, comemorando os avanços realizados e as mútuas conquistas.

Confira outras fotos do evento e destaques do relatório de atividades do projeto no Blog da PCDaS Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde .