conteúdo principal

Pesquisadores da Fiocruz publicam artigo na 'The Lancet'

Compartilhar:
X
Por
Cristiane d'Ávila
Publicado em - Atualizado em

A revista inglesa The Lancet, a publicação médica mais influente do mundo, lançou, no dia 9/5, uma série de seis artigos intitulada “A Saúde dos Brasileiros”, uma ampla revisão sobre a saúde e assistência médica de nossa população. Baseados em uma extensa revisão de documentos existentes, e em análises originais de dados epidemiológicos, uma equipe de 29 especialistas em saúde pública preparou seis artigos científicos que descrevem a história da assistência médica no Brasil, com ênfase na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como a evolução recente das principais doenças e fatores de risco que afligem nossa população. 

A solenidade foi realizada na sede da Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS (Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, Brasília-DF), às 14h, e terá início com uma mesa redonda que reunirá o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Editora Executiva Sênior da The Lancet, Sabine Kleinert e o representante da Série Lancet Brasil, Cesar Victora (UFPel). Em seguida, às 16h, será realizada uma coletiva para a imprensa.

Os artigos específicos que compõem a publicação descrevem a saúde de mães e crianças; as doenças infecciosas; as doenças crônicas não transmissíveis; e as lesões físicas e violências. Os pesquisadores do Icict Francisco Inácio Bastos, Claudia Travassos e Célia Landmann assinam artigos neste suplemento da Série Lancet Brasil.

A lista de artigos e seus respectivos autores principais:

Sistemas de saúde: Jairnilson Paim – Universidade Federal da Bahia
Saúde materno-infantil: Maria do Carmo Leal – Fundação Oswaldo Cruz
Doenças infecciosas: Maurício Barreto - Universidade Federal da Bahia, membro da Academia Brasileira de Ciências
Doenças crônicas: Maria Inês Schmidt – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, membro da Academia Brasileira de Ciências
Causas externas: Michael Reichenheim – Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Conclusões e desafios: Cesar Victora – Universidade Federal de Pelotas, membro da Academia Brasileira de Ciências