O Icict apresentou no VII Congresso Interno da Fiocruz a moção "Carta Compromisso do VII Congresso Interno em defesa da política de acesso aberto ao conhecimento e do uso preferencial do software livre". O documento foi subscrito por 159 delegados e aprovado por unanimidade na plenária do VII Congresso Interno, reunida entre os dias 1º e 2/12.
Na "Carta", a Fiocruz reafirma seu compromisso com as políticas e diretivas institucionais de informação e comunicação e de gestão de TI que apontem para o uso preferencial de softwares livres sempre que for factível essa alternativa, assim como pela consolidação e avanço da aplicação da política de acesso aberto ao conhecimento na instituição.
O Congresso recomenda fortemente às áreas de gestão de TI da Fiocruz que se abstenham especialmente do uso de softwares proprietários, para sistemas de correio eletrônico, e também de sistemas de gestão que tenham similares em versão em software livre disponíveis e com capacidade testada na Fiocruz, ou no Portal do Software Público Brasileiro. A Carta Compromisso está em anexo.