conteúdo principal

Pós-Graduação do Icict realiza aula aberta sobre jornalistas e censores dia 11/10

Compartilhar:
X
Por
Graça Portela
Publicado em - Atualizado em

Destacando o papel da academia na pesquisa histórica, o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Icict, realiza na próxima terça-feira, 11/10/2016, às 9h, a aula aberta “Cães de guarda, jornalistas e censores (do AI-5 à Constituição de 1988)”, com Beatriz Kushnir, diretora-geral do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ).

A aula integra a disciplina Metodologia de Pesquisa Qualitativa e a pesquisadora abordará os aspectos metodológicos referentes à pesquisa histórica realizada na sua tese de doutorado, quando investigou as relações entre jornalistas e censores durante o período da ditadura militar brasileira (1964-1985), tendo como foco o jornal Folha da Tarde. A tese de doutorado de Beatriz Kushnir foi considerada o quinto melhor livro em Ciências Humanas do Prêmio Jabuti 2004.

A aula é aberta a todos os interessados e não há necessidade de inscrição. O evento acontecerá na sala 710, do prédio da Expansão do Campus da Fiocruz, que fica na Av. Brasil, 4.036, em Manguinhos, Rio de Janeiro.

Em 2010, o blog Viomundo, do jornalista Luiz Carlos Azenha, republicou uma entrevista de 2008/09, feita com Beatriz Kushnir, na qual ela fala sobre a sua pesquisa. Ouça, abaixo, o áudio dessa entrevista.

Crédito foto: Blog Cães de guarda, jornalistas e censores

Crédito áudio: Blog Viomundo

Beatriz Kushnir é doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2001), Pós-doutoramento (Júnior) na Unicamp (2005), e Pós-doutoramento (Sênior) junto ao Departamento de História, Universidade Federal Fluminense (2009-10). Professora Convidada junto ao Programa de Pós-graduação em História/Unicamp (a partir de 2004). Professora Visitante junto ao Departamento de História (desde 2007) e ao Programa de Pós-graduação em História/UFF (desde 2014). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (PPGARQ) junto à Escola de Arquivologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) (desde 2013). A partir de 2005, assumiu a Direção-Geral do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ), com experiência nas áreas de Gestão Pública e de Gestão de Documentos.