conteúdo principal

Primeira turma de doutorado do PPGICS encerra defesa de teses

Compartilhar:
X
Por
Natália Tessarollo
Publicado em - Atualizado em

No ano que o Ensino completa 20 anos, a primeira turma de doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) apresenta a defesa das primeiras teses.

Na quarta-feira, 31/07, Rafaela Freire defendeu a tese “Educação Permanente em Saúde: na potência dos encontros a produção de conhecimento mestiço”, que aborda os primeiros passos da educação permanente em saúde, não só o impacto das políticas de saúde na educação como também a formação profissional.

Ainda na mesma semana, no dia 2/08, Marcelo Vasconcellos defendeu a tese “O potencial dos videogames na Comunicação e Saúde”, em que faz uma conceituação dos videogames e dos serious games, detalhando seu aspecto participativo e, a partir daí, propõe um modelo de análise do uso destes jogos a partir da perspectiva teórica da produção social dos sentidos e do modelo Gaming Dispositif.

A turma pioneira de doutorado do PPGICS contou com quatro defesas ao todo. Além das citadas, tivemos também a defesa de Patrícia Henning, que falou sobre o acesso livre à informação científica e Mariana Bteshe, que abordou o cuidado no comportamento suicida.

Oferecido pelo Icict, o Programa compreende dois cursos de oferta regular, contínua e gratuita: o mestrado acadêmico em Informação e Comunicação em Saúde e o doutorado em Informação e Comunicação em Saúde. Os cursos têm por objetivo a formação de pessoal qualificado para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, de ensino e de atividades profissionais relacionadas à Informação e Comunicação no campo da Saúde.

Ainda em agosto serão abertas inscrições para os cursos de mestrado e doutorado do PPGICS. Aguarde as informações em nosso site.

Três apresentações estão disponíveis no box ao lado. A apresentação do aluno Marcelo de Vasconcellos pode ser acessada aqui.