conteúdo principal

Produção e difusão do conhecimento são temas de defesa de tese dia 28/03

Compartilhar:
X
Por
Graça Portela
Publicado em - Atualizado em

A Produção e Difusão do Conhecimento na Área de Saúde pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro” é o título da tese de doutorado que o aluno Renato Reis Nunes defende na quarta-feira, 28 de março para o Programa de Pós-Graduação em Informação Científica e Tecnológica em Saúde (PPGICS)/Icict.

Em sua pesquisa, que contou com a orientação da professora do PPGICS e pesquisadora do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde do Icict (LICTS)/Icict, Cícera Henrique, Nunes aborda como os institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia do estado do Rio de Janeiro, realizam a construção e disseminação do conhecimento na área de saúde, produzido por seus pesquisadores.

Uma das conclusões do estudo aponta que “a rede federal ainda não alcançou verdadeiramente um processo de difusão tal e qual é adotado na área de Estudos de Informação”.

A defesa será realizada dia 28 de março (quarta-feira), às 9 horas, no Prédio da Expansão do Campus, sala 209, que fica na Av. Brasil, 4.036, em Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ).

Defesa de Tese de Doutorado

Título: A Produção e Difusão do Conhecimento na Área de Saúde pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro

Aluno: Renato Reis Nunes

Orientadora: Cícera Henrique da Silva (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)

Banca:

Titulares
Drª. Maria Cristina Soares Guimarães- PPGICS/ICICT/FIOCRUZ
Dr. Paulo Roberto Borges de Souza Júnior- PPGICS/ICICT/FIOCRUZ
Dr. Franclin Costa do Nascimento – MEC
Drª. Fabrícia Pires Pimenta Ribeiro – CDTS/FIOCRUZ

Suplentes:
Drª. Adriana Kelly Santos - PPGICS/ICICT/FIOCRUZ
Drª. Rosane Abdala Lins - ICICT/FIOCRUZ

Data: 28/03/2018 - quarta-feira

Horário: 9h

Local: Sala 215 do Prédio da Expansão

Resumo: Para que um país se torne economicamente desenvolvido e seja capaz de melhorar os serviços oferecidos pelo Estado para a população é necessário que tenha, dentre outros fatores, instituições de ensino com profissionais que desenvolvam pesquisa e formem mão de obra qualificada. Criados pela Lei 11.892/08, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino.

Além de oferecer cursos técnicos e tecnológicos visando a qualificação de mão de obra, os Institutos Federais têm como objetivo serem espaços de construção e democratização do conhecimento. Neste sentido, o interesse desta pesquisa se centrou nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, mais especificamente em verificar se e como eles se conformam na construção e disseminação do conhecimento na área de saúde produzido pelos pesquisadores vinculados a estas instituições. Para tal, realizamos uma pesquisa nos Institutos Federais situados no Estado do Rio de Janeiro para identificar os cursos do eixo saúde e analisar as formas de escoamento do conhecimento em saúde produzido pela Rede Federal e quais os canais utilizados para disseminação deste conhecimento. A análise deu-se a partir dos dados dos coordenadores de curso identificados registrados na plataforma Lattes.
De forma complementar, foram encaminhados questionários semiabertos aos coordenadores analisados, visando conhecer canais e fluxos não identificados nas etapas preliminares.

Concluiu-se que a Rede Federal ainda não alcançou verdadeiramente um processo de difusão tal e qual é adotado na área de Estudos de Informação. Verificou-se que a ênfase para disseminação do conhecimento são os canais tradicionais e que ainda é bastante incipiente a utilização de canais mais propícios ao proposto na Lei 11.892/08.