conteúdo principal

ReBEC: transparência em estudos clínicos para a saúde da sociedade e o progresso da pesquisa

Compartilhar:
X
Por
Luíza Silva
Publicado em - Atualizado em

Garantir o acesso livre e universal à informação dos estudos clínicos, ajudar a prevenir o viés de publicação, evitar o retrabalho dos cientistas e apoiar o controle social da pesquisa. Este é o papel do Registro Brasileiros de Ensaios Clínicos- ReBEC, plataforma destinada a facilitar a transparência e a divulgação da pesquisa clínica em humanos para cientistas e cidadãos em geral, brasileiros e estrangeiros.

Coordenado pelo Icict/Fiocruz em parceria com o Ministério da Saúde (MS), a Organização Panamericana de Saúde (Opas) e a Bireme, o Rebec surgiu em dezembro de 2010 e, em apenas cinco meses, tornou-se um dos 15 membros da International Clinical Trials Registry Platform Network-ICTRP, rede mundial de registros primários da OMS. Único em código aberto e em língua portuguesa no mundo, desde 2014 mantém-se como o maior registro ICTRP no continente americano e é o único a aceitar apenas estudos já aprovados em comitês de ética. Dublê de repositório e base com curadoria especializada, o Registro é pouco divulgado mas atuante em dois grupos de estudo da rede ICTRP/OMS e um dos únicos do mundo a aceitar estudos observacionais.

O ReBEC colabora para a transparência e estímulo à ciência voltada para a sociedade e orientada pela justiça social, na medida em que disponibiliza informações pertinentes sobre estudos com seres humanos para os mais variados setores da sociedade, de acordo com padrões éticos e técnicos respeitados pela vanguarda nacional e internacional. Um dos maiores desafios para além de conquistar orçamento próprio é continuar o processo de estreitar relações com a Anvisa e  os setores de informação científica e pesquisa clínica no Ministério da Saúde e outras entidades representativas, setor editorial eletrônico e impresso dentro e fora do país. Esta abordagem institucional colaborativa favorece levar à regulação e aos acordos internacionais os avanços conquistados na área em termos de abertura da informação para a sociedade.

Outros links