Entre 4 e 8 de agosto, o Brasil terá sua 16ª Conferência Nacional de Saúde. Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, o maior evento de participação social do país tem o desafio de envolver a sociedade brasileira no debate sobre como garantir, afinal, o direito à saúde. Lançar luz a este e a outros desafios da 16ª é o objetivo da aula aberta "Rumo à 16ª Conferência Nacional de Saúde: Democracia e Saúde", que vai acontecer na terça (21/5), às 9h, no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, no campus Fiocruz.
Vão participar do debate o sanitarista José Gomes Temporão, pesquisador da Fiocruz e ex-ministro da saúde, Lígia Bahia, professora da UFRJ, e Lúcia Souto, presidenta do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes). A atividade integra a disciplina "Fundamentos de C&T em Saúde", do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fiocruz. Quem vai fazer a mediação é José Carvalho de Noronha, pesquisador do Icict, que também organizou o debate.
‘8ª + 8’
Além de consolidar as reflexões e os resultados de debates sobre a saúde que vêm ocorrendo em todas as regiões do país, a 16ª traz uma marca simbólica: com ela, já se passaram oito outras conferências depois da "Oitava", o encontro histórico de 1986 em que foram lançados os alicerces do SUS. Por isso, a 16ª também vem sendo chamada de “8ª + 8”. Além disso, o evento de agosto retoma, em seus eixos temáticos, questões centrais para o fortalecimento das conquistas daquele 1986: saúde como direito, consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e financiamento adequado e suficiente para o sistema.
“A 16ª Conferência Nacional de Saúde foi lançada oficialmente na própria Fiocruz, durante o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão 2018. Esta aula aberta busca fortalecer o debate, dentro da Fundação, em direção ao encontro nacional de agosto. Por isso, o foco de debate serão os próprios temas da Conferência. Vale lembrar, afinal, que a 16ª não ocorre apenas em agosto, quando se dá a etapa nacional, mas sim é resultado de uma mobilização que se estende por meses, no Brasil todo”, explica Noronha.
As Conferências Nacionais de Saúde ocorrem a cada quatro anos, quando a sociedade civil se organiza para um amplo processo de debates e reflexões sobre a saúde em todas as regiões do país.
Aula aberta “Rumo à 16ª Conferência Nacional de Saúde: Democracia e Saúde”
Dia 21 de maio (terça-feira), às 9h
Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ)
Inscrições: eventos.icict.fiocruz.br (certificados de participação serão emitidos mediante cadastro no site)