conteúdo principal

Saúde, território e direitos na programação de abril da VideoSaúde

Compartilhar: whatsapp X
Por
VideoSaúde (Divulgação)
| Atualizado
Imagem de divulgação da programação mensal da VideoSaúde
Programa VideoSaúde é exibido às segundas, às 22h30, no Canal Saúde

A programação de abril da VideoSaúde, no Canal Saúde, reúne produções que articulam saúde pública, ambiente, memória e justiça social, reafirmando o audiovisual como dispositivo para reflexão crítica. Em sintonia com as datas importantes, o mês se inicia com Horta Viva Jacarezinho, para celebrar o Dia Mundial da Saúde (7/4), ao mostrar como uma horta agroecológica, dentro de uma Clínica da Família, transforma rotinas, fortalece vínculos comunitários e promove saúde e cuidado no território. 

Outro destaque é Saúde indígena: atenção diferenciada e políticas públicas para territórios indígenas, exibido em referência ao Dia dos Povos Originários (19/4), aprofundando o debate sobre o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, a interculturalidade e os desafios da garantia de direitos à saúde dos povos indígenas. A programação se completa com documentários históricos, denúncias socioambientais e experiências exitosas do SUS, compondo um painel sobre saúde, comunicação e cidadania.

Todos os filmes exibidos fazem parte do acervo da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, disponível para consultas e pesquisas no Banco de Recursos Audiovisuais (Site do Bravs).

Programação

06/04, segunda, às 22h30 

Horta Viva Jacarezinho

Uma horta dentro de uma Clínica da Família na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, muda a rotina de quem frequenta a unidade de saúde. O filme acompanha a participação de pacientes e trabalhadores no cuidado desse espaço. A partir dessas experiências, mostra com o simples ato de cultivar plantas pode transformar vidas, promover a saúde física e mental, a agroecologia e fortalecer os princípios do SUS.

Reprises:
  • 08/04, quarta, às 22h30
  • 10/04, sexta, às 22h30
  • 12/04, domingo, às 21h30

13/04, segunda, às 22h30

Cinematógrafo brasileiro em Dresden

Com imagens de época e entrevistas com pesquisadores da história da saúde e do cinema, o documentário resgata dois filmes exibidos em 1911 no pavilhão brasileiro da Exposição Internacional de Higiene em Dresden, na Alemanha. Tematizando o combate à febre amarela no Rio de Janeiro e a recém-descoberta doença de Chagas em Lassance, Minas Gerais, são os primeiros filmes científicos brasileiros conhecidos, marcando o pioneirismo do Brasil e da Fiocruz na utilização do audiovisual na comunicação e informação em saúde.

Reprises:
  • 15/04, quarta, às 22h30
  • 17/04, sexta, às 22h30
  • 19/04, domingo, às 21h30

20/04, segunda, às 22h30

Saúde indígena: Atenção diferenciada e políticas públicas para territórios indígenas

A partir de depoimentos de especialistas indígenas e não indígenas, o documentário discute a atenção à saúde dos povos indígenas no Brasil. Destaca os marcos históricos da estruturação do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) no país, a necessidade de formação e capacitação de recursos humanos para atuar em um contexto intercultural, as dificuldades de implementação das políticas públicas e os desafios de estabelecer um diálogo entre os saberes indígenas e não indígenas que possam assegurar uma atenção diferenciada à saúde nos territórios indígenas.

Reprises:
  • 22/04, quarta, às 22h30
  • 24/04, sexta, às 22h30
  • 26/04, domingo, às 21h30

27/04, segunda, às 22h30

Toxiturismo | Água de qualidade para todos | Brasil, aqui tem SUS – Saloá – PE

Toxiturismo

Pescadoras marisqueiras e ambientalistas fazem um relato sobre os impactos socioambientais das atividades no Porto de Aratú, em Candeias, na Bahia. O filme revela como a poluição afeta o cotidiano de comunidades tradicionais e trabalhadores da região, além de denunciar a ausência de licença ambiental e a destinação irregular de rejeitos pelas empresas portuárias.

Água de qualidade para todos | Brasil, aqui tem SUS – Saloá-PE

O município de Saloá, em Pernambuco, implantou um sistema alternativo de tratamento de água na região. A estratégia utilizada é o clorador flutuante, recurso eficiente e de baixo custo. A Vigilância em Saúde e a Atenção Básica montaram uma rede para acompanhar a qualidade da água e as estratégias tiveram repercussão positiva na qualidade de vida da população, diminuindo em mais de 70% os casos de doenças relacionadas a água.

Reprises:
  • 29/04, quarta, às 22h30
  • 01/05, sexta, às 22h30
  • 03/05, domingo, às 21h30

28/04, segunda, às 22h30

Programa VideoSaúde Especial - Apodi: Uma Crônica da Seca - Série Sangue da Terra

A série Sangue da Terra percorre regiões do Brasil onde os conflitos ambientais se expressam de forma mais intensa, revelando a luta de pequenas comunidades para garantir seus direitos e defender seus territórios diante das pressões do desenvolvimento desenfreado. Neste episódio, o foco é o projeto de irrigação instalado no lado cearense da Chapada do Apodi, na divisa com o Rio Grande do Norte. Iniciado em 1989, o empreendimento promoveu a ocupação da área por grandes empresas de fruticultura e desarticulou a produção dos pequenos agricultores. Em 2013, um novo projeto reacende os conflitos e mobiliza a população local.

Reprise:
  • 30/04, quinta-feira, às 23h

Leia mais

Assista também na Fiofilx: https://videosaude.icict.fiocruz.br