conteúdo principal

Seminário sobre preservação digital e acesso aberto integra programação científica nacional e internacional

Compartilhar:
X
Por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
Publicado em - Atualizado em

Celebrando a Semana Internacional de Acesso Aberto e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Fundação Oswaldo Cruz realiza no próximo dia 23/10 um evento integrado sobre o tema. O Seminário “Preservação Digital e Acesso Aberto: Possibilidades e Desafios”, iniciativa do Grupo de Trabalho de Preservação Digital da Fiocruz discute o tema e também lança uma nova plataforma da Fiocruz voltada para a disseminação de livros em formato eletrônico, em consonância com a política e diretrizes de acesso aberto.

A atividade acontece junto ao lançamento da nova plataforma da Fiocruz para difusão de livros em acesso aberto, o Porto Livre (saiba mais no link). A proposta do evento inclui discutir pontos importantes entre a relação da preservação digital e o acesso aberto, envolvendo profissionais de toda a Fiocruz que atuam com esses temas, por meio do Preservo, programa institucional da Fundação para a área de preservação de acervos e patrimônio. “São temas que estão alinhados e precisam estar dentro do escopo de planejamento e gestão, fortalecendo a política de acesso aberto adotada pela Fiocruz”, explica Luciana Danielli, profissional de informação do Icict/Fiocruz.

A atividade contribuirá para a criação e desenvolvimento de uma política de preservação, tanto para os acervos físicos quanto para os acervos digitais. A programação conta com a presença de Alex Pereira de Holanda, do Arquivo Nacional, instituição de referência no tema de preservação digital. O pesquisador Marcos Cavalcanti, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentará perspectivas de inovação a partir do uso da inteligência artificial, vislumbrando sistemas de preservação e disponibilização de informação em acesso aberto.

Também irão ministrar palestras Marcus Vinícius Pereira da Silva, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e Claudete Fernandes, do Icict/Fiocruz, coordenadora do Arca – Repositório Institucional. O GT pertence ao Programa Preservo, junto à Presidência da Fiocruz. Ele é composto pelo Icict, COC e outras unidades como Instituto Oswaldo Cruz, Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação e Coordenação-Geral de Planejamento.

Inscrições: eventos.icict.fiocruz.br

Confira a programação: