A aplicação de um exitoso plano de reparação, manejo e recuperação de desastres em uma cidade litorânea do Rio de Janeiro, onde residem populações tradicionais caiçaras e quilombolas e a maior aldeia indígena do estado. O emprego de uma linha de atenção oncológica que otimizou o diagnóstico de câncer no Médio Paraíba fluminense. A implementação do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) que culminou na qualificação do diagnóstico e na garantia de acesso ao cuidado integral na Região Noroeste fluminense. Ao todo, 15 experiências (13 do Rio de Janeiro e 2 da Paraíba) espelham-se nos novos episódios da série Vozes da Saúde, as experiências da IdeiaSUS, que alcança a marca de 140 relatos sobre ações, experiências e serviços que são parte do cotidiano do Sistema Único de Saúde (SUS).
Produzida pela Plataforma IdeiaSUS Fiocruz em parceria com a VideoSaúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Vozes da Saúde serve como ponto de memória de práticas que apontam para um sistema público de saúde diverso, potente e presente na vida de milhões de pessoas. Em vídeos curtos e objetivos, a série traz relatos repletos de dados, imagens e depoimentos carregados de informação. Recebe o apoio da Agência Fiocruz de Notícias (AFN) e da Coordenação de Comunicação Social (CCS) da Fundação.
Primeiro vídeo da série
Mais vídeos
Além das três primeiras iniciativas, sobressaem-se outras diferentes. Entre elas um serviço de atendimento domiciliar que facilitou o acesso de idosos e pessoas acamadas ao serviço de saúde bucal em uma cidade da Baixada Litorânea, de um projeto de saúde voltado para mulheres que trabalham em confecções em uma cidade da Região Serrana do estado, da aplicação de um algoritmo inteligente para classificação das filas no PMAE em Armação de Búzios, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, e da criação de um serviço regional de certificação de óbito mais humanizado e eficiente no interior do estado.
Distinguem-se, ainda, as estratégias usadas por uma cidade da Região Sudeste do Rio de Janeiro para aumento da cobertura contra o sarampo e uma linha de cuidado do infarto agudo do miocárdio empregada em São Gonçalo, além do Projeto Wolbachia em Niterói. Esta última foi estratégica no controle da dengue e de outras arboviroses, como o vírus Zika e Chikungunya, por meio da liberação do mosquito Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia.
Deste rol, fazem parte, ainda, a aplicação de uma ferramenta de regulação e matriciamento voltada para a reorganização da Rede de Saúde Bucal no Médio Paraíba fluminense, o emprego do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) em Saquarema, na Região dos Lagos, facilitando o acesso ao serviço de saúde bucal de pacientes idosos mais frágeis e acamados, e de um experimento com moradores de uma residência terapêutica de Paty do Alfares. Envolvendo pessoas em sofrimento psíquico, a atividade se apoia no convívio afetivo e na vivência com cavalos, por meio da qual acontece o acompanhamento psicológico e psicopedagógico. Destacam-se, por sua vez, a implementação de estratégias de imunização que alavancaram a cobertura vacinal no interior da Paraíba e o emprego de um método de busca ativa, double check day, em uma unidade de atenção primária à saúde, que ajudou na identificação de pacientes diabéticos e hipertensos de um município paraibano.