O projeto SUS nas Escolas divulgou nesta segunda (15/6) a lista final de professoras e professores selecionados para participar de sua primeira oficina presencial, que acontece em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, no próximo dia 20 de junho. Os 25 classificados irão se juntar a agentes do Programa Saúde na Escola (PSE) na atividade, que acontece em parceria com o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (Unifase).
Os participantes receberão o certificado de Agentes SUS nas Escolas e estarão automaticamente matriculados na formação continuada 'Caminhos da Saúde na Escola'. Durante a oficina, os futuros agentes irão conhecer e experimentar alguns dos materiais do kit SUS nas Escolas, conversar sobre saúde e sobre o SUS, além de dialogar com os demais participantes sobre possibilidades desses conteúdos em sala de aula.
A oficina em Petrópolis será a primeira do projeto, que tem previsão de chegar a Garanhuns (PE), Salvador (BA) e outros municípios fluminenses ainda este ano. O SUS nas Escolas é um projeto do Icict/Fiocruz, para estimular o interesse de crianças e adolescentes por temas da saúde coletiva e ciência.
Para isso, o projeto atua em parceria com escolas públicas de diferentes regiões do Brasil, com foco no Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano). É um convite para que as escolas busquem a diversão com o objetivo de estimular a ideia, entre crianças e jovens, de que saúde é muito mais do que ausência de doenças: é um direito e uma construção coletiva.
*Arte: Thays Coutinho|Icict/Fiocruz.