conteúdo principal

Um SUS forte para o Brasil

Compartilhar:
X
Por
Bel Levy (Portal Saúde Amanhã/Icict)
Publicado em - Atualizado em

“Olhar para o futuro é ter um programa de ação no presente”. A máxima de Antonio Gramsci orienta os objetivos da rede Brasil Saúde Amanhã: pesquisar os cenários da Saúde no Brasil no horizonte móvel de 20 anos, contribuindo para o planejamento estratégico do setor. Iniciativa articuladora de pesquisadores e instituições de governo, o projeto desenvolve, desde 2010, estudos sobre tendências epidemiológicas; demografia e distribuição espacial da população; cenários macroeconômicos e posição do Brasil no contexto global; incorporação de tecnologias; organização do sistema de saúde; e financiamento setorial; dentre outros. Todo conteúdo produzido está disponível em www.saudeamanha.fiocruz.br.

“Projetar o futuro é essencial considerando o cenário de envelhecimento populacional e transição epidemiológica que o Brasil vivencia. É necessária uma agenda de desenvolvimento para garantir a sustentabilidade do SUS e a materialização do direito à Saúde previsto na Constituição Federal. Para isso são imprescindíveis estudos de futuro e ações focadas no longo prazo”, esclarece o pesquisador José Carvalho de Noronha, coordenador executivo do projeto.

Em 2016 a iniciativa inaugura nova etapa. “É preciso contemplar questões que impactam diretamente a Saúde, na perspectiva dos determinantes sociais: violências, acidentes de trânsito, política de transportes, desigualdades sociais, meio ambiente”, acrescenta o pesquisador.

A rede Brasil Saúde Amanhã investirá, ainda, na divulgação dos resultados das pesquisas, de forma a dinamizar a apropriação dos conhecimentos gerados. “Este movimento se dará a partir da publicação dos resultados dos novos estudos, da reformulação do portal, com o incremento de vídeos e ferramentas de interação, e da realização de seminários e oficinas”, conclui.