conteúdo principal

Vozes da Saúde lança oito novos episódios com experiências transformadoras do Hospital Federal de Bonsucesso

Compartilhar:
X
Por
Katia Machado (IdeiaSUS Fiocruz)
Publicado em - Atualizado em

A série Vozes da Saúde, uma produção da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz e da VideoSaúde, acaba de lançar oito novos episódios no canal da IdeiaSUS no YouTube. Os vídeos retratam experiências inovadoras idealizadas por trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), administrado pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Localizado na Avenida Brasil, uma das principais vias do Rio de Janeiro, o hospital é referência em serviços de média e alta complexidade para toda a população do estado.

Com depoimentos, imagens e dados, os episódios trazem histórias reais, contadas por quem faz o SUS todos os dias, e revelam a potência de um sistema público de saúde presente na vida de milhões de brasileiros.  Os relatos dão visibilidade a ações que unem cuidado, acolhimento, diversidade e inovação. Confira as iniciativas:

  1. Grupo de Apoio ao Laringectomizado Total (Galt)
    Idealizado pela assistente social Rosimeri Limeira Ramos, o Galt orienta pacientes laringectomizados no processo de readaptação à comunicação verbal. Mais do que um espaço de apoio, tornou-se também um ambiente de convivência e lazer. Do grupo, nasceu o Coral Nossa Voz, formado por pacientes que se apresentam em eventos dentro e fora do hospital.
  2. Pezinhos Vermelhos: os 139 passos para a doação
    Para facilitar o acesso ao banco de sangue do HFB, a técnica de enfermagem e pedagoga Lucinete Barros dos Reis criou o projeto Pezinhos Vermelhos. A iniciativa, que indica com pegadas pintadas de vermelho o caminho até o setor, tornou-se uma ferramenta de comunicação visual e incentivo à doação.
  3. Projeto Livros Coloridos
    Criado pelas assistentes sociais Maria Fernanda Rosa dos Santos e Michele Garcia, junto com a pedagoga Luciana Eufrázio, o projeto leva representatividade e acolhimento às crianças internadas. Com livros e materiais lúdicos, promove a valorização de crianças pretas e com deficiência, tornando as internações mais humanizadas.
  4. Grupo de Estudos da Saúde da População Negra
    Em resposta à ausência da pauta racial no ambiente hospitalar, profissionais do Serviço Social organizaram, em 2017, o Grupo de Estudos sobre Saúde da População Negra (GESPN). Coordenado pelo assistente social Leandro Rocha da Silva, o grupo surgiu após o 1º Seminário sobre a Saúde da População Negra, eventos culturais e exposições, e hoje propõe ações práticas para enfrentar desigualdades.
  5. Jornal Tambor de Ibeji
    Criado no setor maternoinfantil do HFB, o jornal é uma iniciativa antirracista voltada para o enfrentamento de situações de discriminação vividas por crianças internadas. Desenvolvido por Maria Fernanda Rosa dos Santos, Michele Garcia e Luciana Eufrázio, o projeto promove letramento racial e contribui para a defesa dos direitos infantis.
  6. Quem sou eu no HFB?
    Com foco na valorização dos trabalhadores, o projeto entrevista profissionais do hospital, destacando suas trajetórias e funções. A iniciativa é da jornalista Mariléa da Silva Lopes e busca fortalecer o sentimento de pertencimento e reconhecimento dentro da instituição.
  7. Feira Agroecológica
    Inaugurada em julho, a feira é fruto da parceria entre a nutricionista Daniely Casagrande Borges e a jornalista Renata Lopes. O espaço incentiva hábitos saudáveis, valoriza agricultores locais e fomenta práticas sustentáveis. Surge como alternativa diante da ausência de refeitório coletivo e da predominância de refeições industrializadas no entorno do hospital. É uma forma de cuidado com a saúde do trabalhador da saúde.
  8. Roda de Mulheres
    Pensada para reduzir conflitos na enfermaria pediátrica, a Roda de Mulheres foi criada por Maria Fernanda Rosa dos Santos, Michele Garcia e Luciana Eufrázio. Desde março de 2023, promove encontros entre acompanhantes e trabalhadoras, abordando temas como saúde mental, racismo, autocuidado e projeto de vida. Mais de 150 mulheres já participaram.

Sobre o programa

Com 148 episódios, até o momento, Vozes da Saúde serve como ponto de memória de práticas que apontam para um SUS diverso e potente. A série conta com apoio da Agência Fiocruz de Notícias (AFN) e da Coordenação de Comunicação Social (CCS/Fiocruz).