conteúdo principal

Ambiente e saúde

Fiocruz conclui Seminário de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade com propostas para a crise climática

Compartilhar:
X
Publicado em - Atualizado em

A plenária final apresentou os resultados das seis rodas de conversa: Pesquisa; Educação, Territórios e Crise Climática; Inovação; Gestão e Planejamento Estratégico; Comunicação e Divulgação Científica; e Saúde Global. As discussões abordaram lacunas como a dificuldade de articulação com os territórios, racismo ambiental, ausência de conteúdos curriculares interseccionais, barreiras institucionais à inovação e à gestão sustentável, a necessidade de comunicação mais acessível e conectada com os territórios, entre outras.

Relação entre as crises climática e de saúde ganha destaque na programação da Fiocruz na SBPC

Compartilhar:
X
Publicado em - Atualizado em

Durante a apresentação, o geógrafo ressaltou que, diante do colapso climático, as populações vulnerabilizadas, especialmente comunidades periféricas, indígenas, ribeirinhas e quilombolas, são as que sofrem os impactos com mais intensidade e o papel do SUS nesse contexto. “Uma discussão bastante incompleta que temos nesse diálogo entre clima e saúde é ‘quem são os vulneráveis? São os idosos, os quilombolas?’. E o SUS tem muito o que ensinar para a gente, porque são essas pessoas que são atendidas ou desatendidas dentro do SUS que podemos considerar vulneráveis”, explicou Christovam.

Nota Técnica - Queimadas - Observatório Clima e Saúde

Body

Nota Técnica “Impacto das queimadas e incêndios florestais na saúde da população da Amazônia Legal e Pantanal em 2020”, elaborada a partir do curso piloto “Análise de Situação de Saúde Ambiental – ASISA/ Queimadas e Incêndios Florestais” - Observatório Clima e Saúde/LIS/Icict/Fiocruz | Ministério da Saúde | Organização Panamericana de Saúde (Opas)