Sobre
A rápida transformação da estrutura etária brasileira e seus efeitos sobre a política pública motivaram o Seminário sobre Envelhecimento Populacional e Financiamento da Saúde, promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fiocruz Brasília, na terça-feira (9/12) no auditório da Fiocruz, em Brasília.
A mesa de abertura trouxe a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio; a diretora de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Letícia Bartholo; o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre Silva; a vice-diretora de Pesquisa e Inovação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Andrea Sobral; e a diretora de Economia e Desenvolvimento em Saúde do Ministério da Saúde, Natália Batista.
A pesquisadora e professora do Icict, Dália Romero, coordenadora do Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento, participou da primeira mesa de debate, mediada pela professora da Universidade de Brasília (UnB), Marília Miranda. Com o tema envelhecimento populacional e transição demográfica no Brasil, a mesa contou com a presença da pesquisadora do Ipea, Ana Amélia Camarano; do professor do Departamento de Saúde Coletiva da UnB, Luis Moura; e da pesquisadora Maria Fernanda Lins.
Sobre transição demográfica e financiamento da saúde, a segunda mesa do seminário foi mediada pelo técnico de planejamento e pesquisa do Ipea Tony Bezerra. Foi composta pelo diretor de Desenvolvimento Institucional (Dides) do Ipea, Fernando Gaiger Silveira; pela pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Kenya Noronha; pela representante da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES), Mariana Alves Melo; e pela pesquisadora da Ensp/Fiocruz, Luciana Dias de Lima.
*Fotos: Thiago Albuquerque/Ipea