Canal Futura exibe, em julho, filmes do Selo Fiocruz Vídeo

por
Hanna Carneiro (Comunicação VideoSaúde)
,
13/07/2021

Em parceria com a VideoSaúde, o Canal Futura transmitirá dois documentários em sua programação neste mês de julho, integrantes do catálogo do Selo Fiocruz Vídeo. Os filmes apresentam diferentes camadas do Brasil que não são vistas pela maioria, realidades e depoimentos, transitando pelo urbano e rural representando distintas histórias e as atualidades locais de vida, o impacto, acentuando às adversidades que envolvem a mudança e modificação de ambientes em saúde e ausências irreparáveis. 

Em ‘Saúde! Velho Chico’, o filme percorre por dois séculos na região do rio São Francisco, conhecido popularmente como Velho Chico, conceitua a condição ambiental e de saúde das pessoas que habitam a região. 

Lançado na última edição do Edital Selo Fiocruz, em dezembro de 2019, o documentário ‘Evitável’ evidencia, por meio de relatos de três famílias, as perdas devido à morte materna. 

A parceria com o Canal Futura está associada aos objetivos da Política de Comunicação Pública da Fiocruz, que aponta que os conteúdos produzidos pela instituição devem circular amplamente para a promoção da saúde. A programação do Futura tem se destacado, de outra parte, por exibir produções que fazem ampliar o debate qualificado sobre temas de grande interesse social, chegando, pelo alcance do canal, a todas as regiões do Brasil. 

17/07, sábado, 21h | Saúde! Velho Chico

Em 1912, os cientistas Adolpho Lutz e Astrogildo Machado realizaram uma expedição ao Rio São Francisco para investigar as condições de saúde da região. Utilizando as fotografias desta expedição, pesquisadores da Fiocruz voltaram ao Velho Chico para documentar as mudanças ambientais e os reflexos na vida dos habitantes.

Reprises:
19/07/202, segunda, às 03h
24/07/2021, sábado, às 02h 

31/07, sábado, 23h30 | Evitável

‘Evitável’ fala de ausência. Da ausência e da história de mulheres vítimas de morte materna, cujas trajetórias interrompidas forçam rearranjos familiares inesperados.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS