Estudo do Ipea mostra o impacto do crescimento da população idosa no Brasil

por
Graça Portela
,
27/11/2014

Segundo estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o envelhecimento da população brasileira segue em ritmo acelerado, apontando que, em 2050, 60% das pessoas em idade ativa terão mais de 45 anos. A matéria foi divulgada pela Agência Brasil no último dia 18/11. A preocupação do Ipea é que esse envelhecimento ocorre conjuntamente com a redução do crescimento populacional. Esmiuçando mais o assunto, o Instituto lançou o livro “Novo Regime Demográfico: Uma Nova Relação entre População e Desenvolvimento Econômico”, que inclui 21 artigos de 25 pesquisadores do órgão, vinculado à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Segundo a técnica de Planejamento e Pesquisa do Ipea, Ana Amélia Camarano, que estuda o envelhecimento da população, “se, por um lado, cresce o segmento idoso, que vai demandar Previdência, outros cuidados, gastos de saúde, por outro diminui a população trabalhadora, que é a que contribui para pagar esses custos. Então, você tem uma balança desequilibrada”.

Veja ao lado, a matéria da Agência Brasil e o vídeo com a entrevista dos pesquisadores Ana Amélia Camarano (Ipea) e Jorge Arbache (Universidade de Brasília – UnB) sobre o assunto para o programa Panorama Ipea.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Vídeo em destaque

Assuntos relacionados

Pesquisador da Universidade Wisconsin (EUA), que trabalha com saúde do idoso, visita o Icict

Hiram Beltrán-Sánchez conversou sobre longevidade e mortalidade de idosos na América Latina

Quando o passado faz a diferença no cuidado e planejamento da saúde dos idosos

Hirám Beltrán-Sánchez e Dália Romero falam sobre a possível parceria entre o Icict e a Universidade de Wiscosin-Madison

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS