Seminário aborda experiências e desafios para acessibilidade em comunicação, informação e saúde

por
GT Acessibilidade/Icict-Fiocruz
,
22/11/2017

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz) realiza, em 30 de novembro de 2017, das 9h às 12h30, o seminário Dois anos do Grupo de Trabalho sobre Acessibilidade do Icict/Fiocruz: experiências e novos desafios para comunicação, informação e saúde, no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro. 

O objetivo é discutir os desafios para a realização de pesquisa e o desenvolvimento de práticas comunicacionais e informacionais acessíveis em saúde e vai reunir diferentes experiências existentes para inclusão e garantia dos direitos de pessoas com deficiência. Conteúdos como os resultados da pesquisa “Compreensão de conteúdo multimídia na web por deficientes auditivos pré-linguísticos: um estudo de caso com campanhas de saúde”, o processo de implementação de acessibilidade no Portal Dataprev e  os desafios para acessibilidade a pessoas cegas em serviços de atendimento em saúde estão entre os temas a serem abordados.

O evento marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, e comemora também o segundo aniversário do GT Acessibilidade do Icict/Fiocruz. Como debatedores e debatedoras, o evento contará com a presença de: Alexandre Clécius (instrutor e intérpretes de Libras); Virgínia Vendramini (artista plástica e professora aposentada); Ney Cavalcante (professor e coordenador da Alumni COPPEAD e ESPM); e Fabio Gameleira (Analista de Tecnologia da Informação da Dataprev). 

O seminário contará com intérpretes da Língua de sinais brasileira (Libras) e terá transmissão online pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. Para participar, é necessário se inscrever pelo site http://eventos.icict.fiocruz.br.

Seminário Dois anos do Grupo de Trabalho sobre Acessibilidade do Icict/Fiocruz: experiências e novos desafios para comunicação, informação e saúde
Data:
30 de novembro de 2017
Horário: 9h às 12h30
Local: Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro
Inscrições: http://eventos.icict.fiocruz.br
Transmissão online: www.youtube.com/videosaudefio

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Centro de Estudos debate deficiência, funcionalidade e acessibilidade

Evento contou com medidas especiais de acessibilidade para os participantes - grande parte funcionários da Fiocruz com deficiência ou funcionalidade reduzida -, como intérprete da Língua Brasileira de Sinai (Libras)

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.