O Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (Nippis) desenvolve projetos e pesquisas para disponibilizar ferramentas, estratégias e diversos produtos que colaborem para políticas públicas comprometidas com uma sociedade mais justa e inclusiva.
Os dados falam e as pessoas também!
Para garantir o bem-estar de toda a população, é preciso combater barreiras sociais que impedem as pessoas de terem acesso a serviços, informações e oportunidades. Essas barreiras geram desigualdades, que afetam diretamente a saúde e o bem-estar.
As pesquisas e os estudos produzidos pelo Nippis e seu Núcleo de Evidências (NEv Nippis) geram informações úteis para combater as desigualdades, por meio de políticas públicas e controle social, a partir da atuação da sociedade.
O Nippis coloca os Direitos Humanos no centro de sua atuação e todo o trabalho é feito com foco na equidade. Em suas atividades, adota uma abordagem participativa, em que as vivências das pessoas e comunidades podem ser compartilhadas, da mesma forma que as evidências científicas.
Com a intenção de favorecer a popularização do conhecimento, os resultados dos estudos são divulgados em linguagem simples e em vários formatos, para auxílio dos gestores em suas decisões; e para utilização da sociedade em geral.
Breve histórico
Criado em 2015, o Nippis é fruto de uma parceria entre a Fiocruz e o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (Unifase). O Núcleo integra o Laboratório de Informação em Saúde (LIS) do Icict.
Em 2023, começou a funcionar o Núcleo de Evidências do Nippis (NEv Nippis). A partir de 2025, foi reconhecido como integrante da Rede para Políticas Informadas por Evidências da Organização Mundial da Saúde (EVIPNet), vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil.
Políticas públicas
E como o Nippis ajuda no planejamento, desenvolvimento e monitoramento de Políticas Públicas?
- Desenvolve projetos e estratégias junto aos grupos populacionais prioritários, garantindo que as soluções sejam úteis e adequadas à realidade deles;
- Produz informações de qualidade e dados científicos que servem de base para que gestores, governos e a sociedade possam tomar decisões mais justas, criando leis e programas sociais (políticas públicas) que possam reduzir as desigualdades;
- Desenvolve produtos de comunicação acessíveis que valorizam as diversas vozes, para que sejam ouvidas e incorporadas no planejamento de saúde do país.
O objetivo final do Núcleo é construir pontes entre a ciência e a sociedade, para apoiar a construção de um Sistema Único de Saúde (SUS) mais inclusivo, justo e acessível para todos.
Sisdef
O Sistema Nacional de Indicadores sobre Deficiência (Sisdef) é a plataforma de dados que reúne mais de 150 indicadores sobre as condições de vida das pessoas com deficiência no Brasil.
A falta de dados integrados dificulta o desenvolvimento de pesquisas e políticas públicas efetivas. O Sisdef foi criado para superar essa barreira, consolidando informações importantes sobre demografia, saúde, educação, trabalho e assistência social em um único local.
Qual o impacto do Sisdef?
- Acesso simplificado: antes do sistema, esses dados estavam dispersos em diferentes fontes. Agora, pesquisadores, gestores públicos e movimento social têm acesso gratuito e simplificado a um amplo panorama.
- Inclusão e acessibilidade: são 16 painéis dinâmicos no Sisdef, que foram desenvolvidos com recursos de acessibilidade, garantindo que o conhecimento seja o mais acessível ao alcance.





