
O Laboratório de Informação em Saúde (LIS) se propõe a sistematizar informações de interesse na área da saúde, para monitoramento do sistema de saúde brasileiro.
Por isso, busca melhorar as formas de coletar, organizar e analisar dados. Assim, as informações geradas são proveitosas para os gestores tomarem decisões mais adequadas e os usuários do SUS cobrarem ações dos gestores.
O laboratório mantém diferentes sistemas e repositórios temáticos que trabalham com inquéritos, levantando dados inéditos (dados primários), e outros, com dados obtidos de sistemas de interesse para a saúde (dados secundários). O interessante é que seus pesquisadores conseguem analisar dados de diferentes fontes, para gerar essa informação mais consolidada e útil.
O LIS trabalha em temas relacionados à saúde, como as condições de vida da população; o funcionamento dos serviços de saúde; a saúde do indígena e do idoso; o clima e a saúde; a saúde nas periferias; a saúde da pessoa com deficiência, entre outros.
Para realização de projetos em rede, os pesquisadores realizam parcerias com pesquisadores e instituições variadas, do Brasil e do exterior.
O laboratório também é responsável pelos cursos de atualização em Análise Espacial e Geoprocessamento em Saúde; Ciência de Dados Aplicada à Saúde; e Monitoramento e Avaliação do Sistema de Saúde segundo Metodologia do Proadess.
Curiosidade
Você sabia? O LIS participou da construção de uma base de dados com informações cruzadas sobre HIV/Aids, em termos de diagnóstico, tratamento, acompanhamento clínico e morte, para auxiliar o controle da epidemia.