conteúdo principal

Laboratório de Informação em Saúde

Compartilhar:
X
Interior do Icict/Fiocruz

O Laboratório de Informação em Saúde (LIS) se propõe a sistematizar informações de interesse na área da saúde, para monitoramento do sistema de saúde brasileiro.  

Por isso, busca melhorar as formas de coletar, organizar e analisar dados. Assim, as informações geradas são proveitosas para os gestores tomarem decisões mais adequadas e os usuários do SUS cobrarem ações dos gestores. 

O laboratório mantém diferentes sistemas e repositórios temáticos que trabalham com inquéritos, levantando dados inéditos (dados primários), e outros, com dados obtidos de sistemas de interesse para a saúde (dados secundários). O interessante é que seus pesquisadores conseguem analisar dados de diferentes fontes, para gerar essa informação mais consolidada e útil. 

O LIS trabalha em temas relacionados à saúde, como as condições de vida da população; o funcionamento dos serviços de saúde; a saúde do indígena e do idoso; o clima e a saúde; a saúde nas periferias; a saúde da pessoa com deficiência, entre outros. 

Texto antes do destaque

Para realização de projetos em rede, os pesquisadores realizam parcerias com pesquisadores e instituições variadas, do Brasil e do exterior.

O laboratório também é responsável pelos cursos de atualização em Análise Espacial e Geoprocessamento em Saúde; Ciência de Dados Aplicada à Saúde; e Monitoramento e Avaliação do Sistema de Saúde segundo Metodologia do Proadess.

Curiosidade

Você sabia? O LIS participou da construção de uma base de dados com informações cruzadas sobre HIV/Aids, em termos de diagnóstico, tratamento, acompanhamento clínico e morte, para auxiliar o controle da epidemia.

Institucional

O LIS tem por missão desenvolver atividades de ensino e pesquisa, para produzir, analisar e divulgar informações epidemiológicas, socioeconômicas, ambientais e sobre os serviços de saúde, para monitoramento da situação de saúde da população brasileira e seus determinantes sociais e ambientais.  Possui parcerias com outros órgãos, como  IBGE,  UFRJ, Opas, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais,  Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Laboratório Nacional de Computação Científica, Institut de Recherche pour le Développement e Centro Nacional de Supercomputación.

 Mantém um Laboratório de Geoprocessamento, responsável por:  

  • pesquisas aplicadas à saúde pública e ao ambiente;  
  • bases de dados, permitindo análises espaciais;  
  • assessorias a pesquisadores da Fiocruz e outras instituições;  
  • relações com comitês de geoprocessamento e secretarias de saúde.