conteúdo principal

Francisco Inácio Pinkusfeld Monteiro Bastos

Temas do Icict:

Saúde coletiva; Uso de drogas

Grupos de pesquisa:

Informação em Saúde

Sou médico, com residência em Psiquiatria, sendo que, no terceiro ano de residência, já passei a me dedicar exclusivamente ao que faço até hoje, que é o estudo do uso de substâncias psicoativas. Inclusive, esse foi o tema da minha primeira bolsa de iniciação científica.

Depois do Mestrado e Doutorado em Saúde Coletiva, fiz estágios como pós-doutorando ou pesquisador visitante nas universidades mais diversas, em diferentes países: Alemanha, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos.

Minha área de pesquisa se refere ao uso de substâncias psicoativas, assim como aos potenciais danos associados a elas. Isso envolve desde infecções diversas até overdoses, acidentes e violência.

No Icict, trabalho exatamente nessa área, coordenando a Rede em Saúde da Faperj. Essa rede inclui laboratórios de todas as universidades públicas do Rio de Janeiro, o Instituto Nacional do Câncer (Inca), uma universidade e um centro de pesquisa privados: PUC-RJ e Idor.

Também sou um leitor compulsivo e chego a ler seis livros em um mês. Também sou compulsivo para ouvir música dos mais variados gêneros: do clássico ao jazz, passando por rock e MPB.

 

Compartilhar:
X

Quer conhecer outros pesquisadores?