Meu trabalho como geógrafo, sanitarista e doutor em geociências me permite juntar o grande interesse que sempre tive em conhecer lugares novos com a necessidade de entender como as pessoas vivem, adoecem, nascem e morrem neste mundo tão complicado e desigual. Vivo viajando para congressos e trabalho de campo, mas sempre volto com muitas saudades.
Por isso, sou apaixonado pelas pesquisas de que participo com a equipe do Laboratório de Informação em Saúde (LIS/Icict). Elas nos permitem cruzar informações dos territórios com dados de saúde, ambiente e economia; e contribuem para compreender melhor esse nosso mundo. Para isso, usamos ferramentas de geoprocessamento e indicadores de saúde.
Trabalhei em secretarias de saúde, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, em um momento muito rico de formação do SUS e de criação do setor de vigilância ambiental em saúde. Atualmente, sou um dos coordenadores do Observatório de Clima e Saúdee professor do PPGICS, no Icict.
O que mais quero é transformar o que aprendo com todas essas experiências em ações que protejam a saúde e promovam a plena cidadania de todos. Um sonho, eu sei.