Profissionais das secretarias municipais de saúde realizam curso remoto sobre monitoramento e avaliação do sistema de saúde

por
Proadess Divulgação
,
18/12/2023

Mapa gerado no site Proadess

De 11 a 15 de dezembro, profissionais que atuam na área de avaliação e monitoramento do sistema de saúde de secretarias municipais de saúde participaram da primeira edição remota do curso de atualização em “Monitoramento e Avaliação do Sistema de Saúde, segundo a metodologia do PROADESS (Projeto de Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde)” oferecido pelo Icict.

Essa edição foi destinada a profissionais de Secretarias Municipais de Saúde que atuam nas áreas de planejamento, monitoramento e avaliação do SUS em municípios com até 100 mil habitantes. O pesquisador e coordenador do PROADESS, Ricardo Antunes Dantas de Oliveira, explicou que essa oferta teve como objetivo contemplar gestores de municípios de menor porte, que, por vezes, não conseguem participar das edições presenciais em função da distância ou do custo. “Percebemos que nas outras edições havia uma maior participação de profissionais de secretarias estaduais ou de secretarias municipais de capitais ou dos arredores do Rio de Janeiro, então tivemos a ideia dessa edição especial para municípios de menor porte”, justificou Ricardo.

O curso teve por objetivo familiarizar os participantes com o modelo conceitual de avaliação do desempenho do sistema de saúde brasileiro utilizado no PROADESS e incentivar a capacitação para o planejamento e gestão dos serviços de saúde, através da elaboração e uso de indicadores. A programação incluiu aulas síncronas teóricas e atividades práticas. “Os alunos elaboraram fichas de qualificação de indicadores e realizaram análises sobre a situação de saúde de localidades selecionadas por eles, entre outras atividades. Formou-se um rico espaço de troca de experiências”, detalhou Carolina de Campos Carvalho, também coordenadora e docente do curso.

Depoimento dos alunos

No curso PROADESS 2023, tenho aprofundado o meu entendimento sobre os processos de avaliação do desempenho dos sistemas de saúde; tudo está sendo repassado de forma bastante detalhada pelos ministrantes do curso.  É muito interessante observar como fazemos parte de sistemas tão complexos e como as decisões dos gestores em saúde podem impactar diretamente na evolução dos indicadores que determinam o desempenho dos sistemas. Não posso deixar de mencionar que estar com representantes de municípios de todo o Brasil enriquece o debate sobre os assuntos tratados no curso, além disso, essa interação tem me estimulado a pensar em soluções voltadas para o processo de monitoramento e avaliação no meu município. 

Juliano Gusmão de Oliveira (coordenador de Monitoramento e Avaliação da Diretoria de Atenção Básica |SMS de Vitória da Conquista, Bahia)


O curso “Atualização em Monitoramento e Avaliação do Serviço de Saúde” ofertado EAD possibilitou a participação do município trazendo importantes contribuições conceituais, mas também possibilitando o desenvolvimento de exercícios sobre a construção e uso de indicadores na dinâmica dos serviços. Considero que a oferta é de fundamental importância para o caminhar da institucionalização do monitoramento e avaliação nos espaços municipais, de forma que os resultados dessas ferramentas realmente apoiem o planejamento de ações e as decisões estratégicas da gestão pública da saúde. 

Fernanda Cardinali (enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Santo Amaro da Imperatriz/SC


Novidades no curso

Durante o curso foi lançada uma nova ferramenta no site do Projeto, que possibilita a elaboração de mapas com a combinação de até quatro indicadores. Outra novidade dessa edição foi a inclusão de uma aula do pesquisador do Laboratório de Informação em Saúde, do Icict, Paulo Borges, específica sobre o tratamento dos pequenos números e análise estatística, tema bastante relevante para municípios de menor porte, pois é um aspecto a ser considerado tanto na construção quanto no emprego e interpretação de indicadores sociais. 

Para o próximo ano, estão previstas duas novas edições do curso, em formato e datas a serem definidos e divulgados. Na página inicial do PROADESS, interessados podem se cadastrar para serem avisados por e-mail sobre cursos, boletins e outras notícias do projeto. A equipe também está disponível para realizar cursos e oficinas a convite de instituições e secretarias. Para isso, basta entrar em contato pelo e-mail proadess@icict.fiocruz.br 

O curso oferecido pelo Icict tem carga horária de 30 horas e foi ministrado por Ricardo Dantas, Carolina Carvalho, Francisco Viacava, Paulo Borges, Anselmo Rocha Romão e Heglaucio Barros - do Laboratório de Informação e Saúde (LIS/Icict), e Mônica Martins - da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz).
 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS