Icict premiado na 6ª Feira de Soluções para a Saúde 2023

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
18/12/2023

Fachada do Icict | Vinícius Marinho (Multimeios/Icict/Fiocruz) | Fiocruz Imagens

Duas iniciativas geradas no Icict foram premiadas na 6ª Feira de Soluções para a Saúde 2023, realizada em Brasília, nos dias 27, 28 e 29 de novembro, e que teve como tema “Transformação digital na saúde”. Ao todo, foram 15 agraciados com o prêmio e o Icict liderou as premiações em duas categorias; reforçando a missão do Instituto, que tem por objetivo “participar da formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, desenvolver estratégias e executar ações de informação e comunicação no campo da ciência, tecnologia e inovação em saúde, objetivando atender às demandas sociais do Sistema Único de Saúde (SUS) e de outros órgãos governamentais.”

Na esfera da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, as premiações foram: 

Na Categoria 1 – ‘Políticas públicas de saúde digital no SUS’, o Projeto de Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde – Proadess tirou o 1º lugar. Para Carolina Carvalho, coordenadora do Programa, “esse é reconhecimento da capacidade de um projeto iniciado há duas décadas, e em constante atualização e aprimoramento, em contribuir no cenário de transformação digital do SUS”.

O Proadess objetiva contribuir para o monitoramento e avaliação do sistema de saúde brasileiro, produzindo subsídios para o planejamento de políticas, programas e ações de saúde para gestores de todas as esferas administrativas e dissemina informações sobre o desempenho do SUS nos seus distintos âmbitos.
 
O projeto disponibiliza análises e estudos sobre o tema, bem como séries históricas de indicadores atualizadas anualmente (cujos períodos variam de acordo com as fontes de dados), gráficos e mapas temáticos para a avaliação do desempenho do sistema de saúde brasileiro relativos a diferentes abrangências geográficas: Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Regiões de Saúde e Municípios.

Nesta categoria, outra iniciativa que conta com a participação também do Icict ficou em segundo lugar, o Arca Dados, repositório institucional da Fiocruz.

Na Categoria 4 – ‘Pesquisa, desenvolvimento e inovações na transformação digital’, o protótipo de programa que nasceu a partir da tese de doutorado de Jânio Gustavo Barbosa – JUDJe - Sistema de banco de dados em judicialização da saúde – que permite gerar e automatizar banco de dados sobre processos de judicialização da saúde em câncer, a partir da análise do Diário de Justiça do TJRJ, foi mais uma vez premiado. Ele ficou com o 1º lugar.

A tese de Barbosa, aluno de pós-doc do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação em Saúde (PPGICS), foi a segunda colocada no 13º Prêmio IESS – de Pesquisa e Inovação para a Sustentabilidade da Saúde, do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar. Em novembro, ele já havia ganhado o 1º lugar no Prêmio Ancib 2023, de Melhor Tese de Doutorado da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ancib).

Para Igor Sacramento, coordenador da pós-graduação stricto sensu do Icict, “é muito importante que o PPGICS seja reconhecido por diferentes instituições por meio das teses e dissertações realizadas aqui dentro. Nosso compromisso é contribuir para o fortalecimento do SUS a partir das interações entre informação e comunicação em saúde. Segundo Sacramento, “o trabalho do Gustavo permite observar um problema contemporâneo urgente: os processos de judicialização na saúde e os paradoxos do direito à saúde no Brasil”.

Sobre a Feira

A 6ª Feira de Soluções para a Saúde 2023, que reuniu cerca de 1.500 pessoas, foi organizada pela Fiocruz Brasília, por meio do Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade, em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e patrocínio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Três iniciativas do Icict incluídas na Feira de Soluções para a Saúde

Arca Dados, JUDJe e Proadess integram a plataforma Ágora, que compõe a Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS